Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Viver no bem

Unplash

Na nossa vida, pelo menos na percepção dela, ouve-se muitas vezes dizer que é o mal a levar a melhor. Em cada lugar, independentemente da extração social e cultura, o ser humano diz-se que não há esperança alguma, que estamos destinados ao malogro, que a raça humana é maldita, que todo o universo não é mais do que um amontoado de nada.

Quer seja no escritório ou no supermercado, ou pior ainda, nas nossas casas, o ser humano não se concede felicidade, nem alegria, nem confiança para com o próximo. A vida como um vale de lágrimas, em que os mais afortunados podem aceder a instantes de bem-estar, ditados, obviamente, pelo acaso ou pelas possibilidades econômicas.

Nesta leitura da vida que nos é dada viver, para nossa suma desgraça, a verdadeira diferença é feita pela posse, pelo dinheiro e pelos bens, pelo poder. Parece um cenário exagerado, no entanto muitos, muitíssimos, quando olham para a sua vida, não parecem vislumbrar nada mais do que este deserto, onde só o mal pode ser levado em triunfo.

Mas basta observar realmente, cessar o preconceito, abandonar-se totalmente à experiência da realidade, para se dar conta que é verdade o contrário. O exato contrário. O ser humano é constantemente atravessado pelo bem, faz-se dele ator inconsciente, vê-o concretizar-se diante dos seus olhos sem que minimamente se dê conta.

Não se fala de grandes sistemas, de conceitos, teorias. A marcha majestosa do bem acontece dentro da realidade, nos pequenos gestos diários, em todas aquelas ações que permitem ao ser humano definir-se como tal, as ações que antepõem o amor a tudo o resto. Basta prestar atenção, colocar o mundo à frente dos olhos, profundamente.

Através de todas as suas maravilhosas declinações, do amor por um filho à compaixão por um desconhecido, passando por um gesto que piedade que nos surpreender, é sempre o bem a marcar o passo.

Em vez de constatar a vitória do mal, de falar de um mundo envenenado pela dor, o ser humano deveria perguntar-se a cada dia de que parte quer estar, se pertencer ao exército dos vivos, que olham verdadeiramente para as coisas da existência, ou do outro, o dos que adoeceram de falta de visão, que renegam constantemente a raiz da sua existência.

O bem. Não um pensamento, ou um raciocínio complicado. O bem como substância profunda do nosso agir.

[Daniele Mencarelli | In L’Osservatore Romano]

VEJA TAMBÉM