Conheça o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, localizado no Bairro da Graça, região nordeste da capital mineira, é um espaço privilegiado para quem busca nutrir sua espiritualidade.
Diariamente, peregrinos trazem suas vidas, lutas e histórias, num autêntico movimento de entrega e abandono à misericórdia divina. Anualmente, cerca de 120 mil devotos comparecem, no dia 28 de outubro, à festa do Padroeiro. Este é um momento ímpar de demonstração de fé. São pessoas de todas as idades, que buscam, sem desanimar, o encontro pessoal com Deus.
Tudo começou de forma muito simples. Em 1952, uma pequenina capela dedicada a São Judas Tadeu foi erguida em uma fazenda, contando com o apoio de fiéis e membros da Sociedade São Vicente de Paulo.
Este pequeno templo transformou-se na Paróquia São Judas Tadeu, em 31 de dezembro de 1954, sob a bênção do primeiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral.
O tempo passou, o Santuário ganhou um aspecto arquitetônico amplo e para melhor acolher os paroquianos e peregrinos, em 2017, iniciou-se a campanha em prol da sua revitalização.
Linha do tempo
- 9 de março de 1952
Celebrada a primeira Missa na capelinha dedicada a São Judas Tadeu
- 31 de dezembro de 1954
Em 31 de dezembro de 1954, dom Antônio dos Santos Cabral, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, criou a paróquia desmembrada das paróquias de Nossa Senhora das Graças e da Sagrada Família.
- 28 de outubro de 1955
Celebração da primeira Festa e Novena de São Judas Tadeu.
- 1957
Inicia-se a elaboração do projeto de construção da igreja.
- 28 de dezembro de 1958
Lançada a pedra fundamental do Santuário São Judas Tadeu
- 1987
Foi adquirido um imóvel, situado à Rua Itaquera, 1.166, onde a paróquia dispõe de um grande salão e salas para reuniões, além de cozinha, secretaria e sanitários. Ademais, nesse mesmo local, construiu-se um ambiente anexo para atividades das Obras Sociais São Judas Tadeu e, também, das pastorais e movimentos do Santuário.
- 2008
Para ampliar o espaço de evangelização, em 2008 adquiriu-se um terreno no bairro Nova Floresta e iniciou-se a construção da igreja para Comunidade Santa Rosa de Lima.
- 2011
Inauguração da Comunidade Santa Rosa de Lima.
- 2017
Início do Projeto de Revitalização “Nos Passos de São Judas”
- 2021
Início das Obras da Via do Peregrino - 2022
Inauguração da Via do Peregrino, no dia 28 de abril de 2022
Missão, compromisso e estrutura
O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu tem por missão anunciar e testemunhar o Evangelho, à luz dos valores cristãos e da devoção a São Judas Tadeu, prestando um atendimento de qualidade, sendo agente transformador de pessoas e da sociedade.
Ser casa da Espiritualidade, da Acolhida aos Pobres e da Cultura.
Pároco e Reitor
Pe. André Lage de Alvarenga
Vigário Paroquial e Pró-Reitor
Pe. Mário José Neto
Assistentes Pastorais
Pe. Ricardo de Paula Vieira
Pe. Luciano Zilli
Pároco Emérito
Pe. Pedro de Sousa Pinto
Irmãs Sacramentinas de Bérgamo
Ir. Maria Aparecida da Silva
Ir. Sandra de Sousa Araújo
Ir. Iara Cananda Furtado da Silva
Comunidades
Santa Rosa de Lima
São Benedito
São Francisco de Assis
Nossa Senhora Aparecida
Santa Dulce dos Pobres
Santa Marta
Conselhos
CPP Conselho Pastoral Paroquial
CAP Conselho Administrativo Paroquial
CPC Conselho Pastoral Comunitário
Vìdeo: Nos passos de São Judas - A História do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Construção do Santuário.
“O artista escultor, Osni Paiva, de São João Del Rei, trabalhando na imagem de Jesus Crucificado. A madeira é conhecida pelo nome popular de sangue-de-boi e foi esculpida no período de maio a agosto de 1991, ao custo de 2 mil dólares. A encarnação da mesma foi do artista Carlos Magno. As despesas foram cobertas pelo empresário Arthur Antônio Sendas.”
Fachada do Santuário São Judas Tadeu.