Santuário Arquidiocesano

Você está em:

Obras Sociais São Judas Tadeu

Foto: Henrique Piló

O cuidado com o próximo faz parte da nossa realidade. Assim, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu procura expressar o rosto misericordioso de Deus, especialmente por meio das ações desenvolvidas nas Obras Sociais São Judas Tadeu – associação civil de natureza social, educacional e cultural.

A entidade funciona efetivamente desde 1952, na Rua Itaquera, n. º 1166, bairro da Graça, e tem por missão o serviço aos mais pobres, procurando acolher e proporcionar condições de vida digna a estes irmãos mais necessitados e excluídos.

Atualmente, a entidade das Obras Sociais São Judas Tadeu ajuda algumas comunidades e paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, com a distribuição de cestas básicas, fraldas, medicamentos, roupas, calçados e aparelhos diversos. Por meio do Bazar é realizada importante ação social, atendendo necessidades de vestuário dos mais carentes. Em parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo são realizados atendimentos diretos a várias famílias cadastradas e assistidas pelos Vicentinos, possibilitando uma ação missionária de acompanhamento efetivo junto aos mais pobres.
Desde 2017, as Obras Sociais firmaram uma parceria com o Complexo Hospitalar São Francisco – Unidade Concórdia. A iniciativa apoia pacientes em tratamento de hemodiálise e seus acompanhantes, de origem do interior do estado de Minas Gerais, fornecendo passagem de ônibus e alimentos.

CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO

No Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu são oferecidas diversas atividades, como ginástica individualizada para a terceira idade, pilates, fisioterapia e terapia reiki. Também são oferecidos serviços de orientação jurídica, atendimento psicológico, e uma escola de música, para adultos e crianças, com formação a nível profissional em violino, baixo, flauta, saxofone, teclado, percussão e outros instrumentos, além de técnica vocal.

O Centro de Evangelização também é o espaço que congrega os vários grupos, movimentos, pastorais em suas diversas atividades missionárias. No CEOS são realizados encontros de espiritualidade, retiros, celebrações, cursos, reuniões e várias formações catequéticas.