Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

BATISMO, VIDA NOVA EM CRISTO

Nos dias atuais, o Batismo se tornou um grande evento social para as famílias. Reúne-se toda a família, acompanha-se a cerimônia e depois fazem um grande almoço. Para um outro grupo, o Batismo é vital, pois apaga o pecado original e permite o ingresso automático na Igreja.

BatismoAmbas concepções carecem de uma visão mais profunda do que seja o sacramento. A primeira o reduz  a um evento social. A segunda nega o papel do ser humano de acolher a graça  e o dom de Deus em sua vida, transformando o sacramento em algo mágico independente do compromisso do ser humano.

O Batismo de crianças é uma forma extraordinária do sacramento. Na sua forma originária, o usual era o Batismo de adultos. Somente um sujeito com uso da razão seria capaz de assumir o compromisso batismal de começar uma vida nova. As crianças passaram a ser batizadas com base no pressuposto de que receberiam uma educação cristã, tornando-se capazes de assumir o compromisso de um vida cristã a partir de sua educação.

 O Batismo

BatismoO Batismo é o primeiro sacramento recebido por todo cristão. Por meio dele, o sujeito batizado se torna cristão. É a porta de entrada na Igreja. Indica e concede a graça necessária para o abandono de uma vida na morte do pecado para uma existência gloriosa de filho de Deus a serviço da comunidade.

O primeiro gesto do candidato a receber o Batismo deve ser o abandono de todas as realidades que separam o ser humano de Deus. nisto consiste a promessa batismal de renúncia ao demônio e ao pecado. Assim começa uma vida nova. Todos os hábitos contrários a uma vida dignamente cristã devem ser abandonados. Os deuses do prazer, poder e dinheiro devem ser sumamente rejeitados em nome do Deus verdadeiro. Tudo que escraviza e subjuga o ser humano deve passar a ser combatido.

O Batismo é participação no mistério pascal de Cristo. Ao mergulhar na água, o batizando morre para  a realidade do pecado e ao sair dela ressuscita para uma nova vida. A partir do Batismo, a vida do cristão deve ser a vida de um outro Cristo a iluminar o mundo por meio da graça recebida do Espírito de Cristo. É uma jornada de vida em santidade a caminho do Pai a aguardar de braços abertos. Não é uma via fácil, mas uma estrada estreita e pedregosa, na qual se sofrem inúmeras perseguições. Mas também tem-se o conforto da graça do Espírito Santo a adoçar o amargo fel posto pelo inimigo.

Batismo para a vida todaMuitos se enganam ao considerar o Batismo um evento puntual no qual toda a graça é recebida e acolhida de uma vez só. Na verdade, o Batismo é um processo. A cerimônia batismal anuncia o início de uma caminhada para a vida toda. Na decorrer da vida,  o cristão deve renunciar ao pecado e acolher uma vida nova na água a sair do lado do crucificado. A cada momento, deve se conformar a Cristo por meio da graça do Espírito Santo recebida do Pai por Jesus Cristo. Somente assim, na morte, encontrará vida nova com Cristo por toda a eternidade.

O Batismo é caminho de santificação. Seus efeitos vão sendo construídos com a  acolhida da graça de Deus no decorrer da vida. Cada minuto é uma oportunidade de fazer a vontade do Pai e ser sinal da presença do Cristo no mundo.  Ser cristão é ser Igreja e ser Igreja é ser corpo de Cristo. Muitos terão apenas a chance de conhecer a Cristo por meio do cristão. Que imagem de Cristo nós, Igreja, estamos passando para o mundo? Sejamos verdadeiros cristãos. Assumamos o nosso Batismo e nos tornemos Igreja de Cristo.


Fábio Rabelo
17Catequista
Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FaJe)

 

VEJA TAMBÉM