– Presidente: cabe a ele, como chefe do Poder Executivo, dirigir a administração federal, nomear os ministros e outros colaboradores que auxiliam no governo do País.
*Atividades: proposta de planos de governo, prever orçamentos e investimentos do tesouro nacional, promover relações políticas e econômicas. Também propor e sancionar leis e editar decretos. Mandato de 4 anos, podendo ser reeleito para mais um período.
– Governador: é o chefe do Poder Executivo estadual representa o Estado ou o Distrito Federal em suas relações jurídicas, políticas e administrativas. Mandato de 4 anos.
– Senador: tem a missão de representar os interesses do Estado de sua origem nas questões políticas nacionais. O Senado Federal é responsável por revisar as leis apresentadas pela Câmara dos Deputados. Também pode propor, mas a outra casa passa a ser revisora. Os 26 Estados e o Distrito Federal elegem três senadores. E a cada quatro anos parte deles é renovado.
–Deputado Federal: são eleitos de acordo com número de eleitores de cada Estado e do DF. Os projetos têm início na Câmara dos Deputados e são revisados pelo Senado.