Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Tríduo em preparação para o Corpus Christi inicia nesta segunda-feira

O Santuário realizará o “Tríduo de Corpus Christi”, entre os dias 17 a 19 de junho, com a oração das Vésperas, às 18h15, no Santuário.

No dia 20 de junho, a solene celebração de Corpus Christi será às 19h, seguida de procissão e Bênção do Santíssimo. Na chegada ao Santuário, Solene Canto do Te Deum e Bênção Solene Final. Participe!!!

 

Conheça o significado litúrgico da solenidade de Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é celebrada anualmente na quinta-feira, após o Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade e tem sua origem ligada à devoção ao Santíssimo Sacramento, que ganhou força ao longo do século 12 e na qual se realçava a presença real de Cristo no pão consagrado.

Na noite de Quinta-Feira Santa, em que Cristo Nosso Senhor, desejando ardentemente celebrar a páscoa com os seus discípulos (cf. Lc 22,15), Jesus institui o Santíssimo Sacramento da Eucaristia como alimento vital e salutar do povo por ele congregado no Espírito Santo, tornando-se real o mistério por ele ensinado sobre o alimento de seu próprio Corpo e de seu próprio Sangue, como condição indispensável para alcançar o Reino do Céu (cf. Jo 6,52-58).

A Igreja, tendo já celebrado esse augusto mistério no Tríduo Pascal, na noite da Quinta-Feira Santa, comemorando e atualizando a ação salvífica de Jesus, mas não podendo expressar a sua profunda alegria por tão grande dom do Pai, por celebrar, ao mesmo tempo, o início da Paixão do Senhor, por antecipação, celebra neste solenidade, no clarão irradiador do Senhor Ressuscitado, todo o sacrossanto mistério, inflamado ainda mais pela luz viva do Santo Espírito de Deus em Pentecostes.

No Santuário, iniciamos desde a segunda-feira que antecede a Solenidade o Triduo Preparatório, em que através da oração das vésperas e das Missas Votivas da Santíssima Eucaristia, professamos este culto de adoração que é devido ao Sacramento da Eucaristia.

Na consagração, o sacerdote eleva a Hóstia e o Cálice para a adoração dos fiéis, este gesto recorda a imagem da imolação do Senhor no Calvário, Jesus que é elevado na Cruz, entre o Céu e a Terra, como vítima e Mediador entre Deus e o homem.

A participação no Corpo e no Sangue do Senhor só se torna verdadeiramente plena quando realizamos a verdadeira comunhão desejada por Cristo: sermos todos um só corpo na unidade do Deus Uno e Trino.

Todos somos convidados a expressar nosso amor pelo Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo nestes dias, a Eucaristia está no centro da vida de todo cristão e é ela a fonte de onde emana toda a força do fiel cristão.

 

Henrique Reis – Maestro do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu