Inspirados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2018 – “Fraternidade e a superação da Violência”– os jovens do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu encenaram, nesta sexta-feira, 30 de março, a Via Sacra.“A Campanha da Fraternidade de 2018 nos convida a reconhecer a violência em tantos âmbitos e manifestações e, com confiança, fé e esperança, superá-la pelo caminho do amor visibilizado em Jesus Crucificado”, afirmou Papa Francisco em comunicado enviado à Igreja do Brasil.
Neste ano, a montagem da representação abordou uma interpretação contemporânea bíblica da Paixão de Cristo. Foram retratadas cenas de histórias reais e fictícias vivenciadas pela população brasileira, como, o preconceito, a discriminação, a corrupção, o bulling e o abuso sexual. O teatro emocionou famílias, idosos, crianças, padre e religiosas que acompanharam com olhos atentos e o coração apertado a realidade retratada.
Para a Irmã Sacramentina de Bérgamo, Isabela Braga, que coordenou os ensaios e preparativos, a peça é inovadora porque é “uma maneira de levar à comunidade a refletir sobre o amor de Cristo não como algo passado, mas como algo que é concreto e real nos tempos atuais”. Após o teatro, a comunidade seguiu em procissão com a imagem do Senhor Morto, pelas ruas do bairro da Graça. Ouça a homilia da pe. Aureo Nogueira
Acompanhe a programação da Semana Santa, neste sábado, 31 de março:
*9h. Ofício do Sepulcro do Senhor (O grande silêncio da Igreja)
*19h30. Solene Vigília Pascal
Fotos Felipe Assunção