As fortes chuvas que atingiram o Sul e o extremo Sul da Bahia, são as mais fortes dos últimos 32 anos. As chuvas também atingiram algumas cidades de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A situação da Bahia é a mais grave de todas, sendo que o número de desabrigados já ultrapassa 91 mil. As enxurradas destruíram unidades de saúde afetando esses serviços. Os prefeitos das regiões atingidas pedem ajuda de voluntários, doação de itens de higiene, água, alimentos e medicamentos.
Minas Gerais
As chuvas que atingem o estado, levaram 124 municípios mineiros a decretar situação de emergência (dados de 30/12). Desde o início de outubro, quando é contabilizado o período chuvoso, seis pessoas morreram em Minas em virtude dos temporais e milhares perderam suas casas.
Os números divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) revelam que 2.683 mineiros ficaram desabrigados e outros 11.337 estão desalojados.
Bahia
Na Bahia, já são mais de 91 mil pessoas desabrigadas e 37.035 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados nesta quinta-feira (30/12) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Há registro de que 25 pessoas perderam a vida no estado e 517 estão feridas.
Além de provocar inundações e deslizamentos de terra, as chuvas causaram o rompimento de duas barragens em Apuarema e danos às vias de acesso de algumas cidades, como Eunápolis e Itabela, dificultando ações imediatas da Defesa Civil.
Ao todo, 643.068 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517. Nesta quinta(30/12), 151 cidades seguem sob decreto de situação de emergência.
Solidariedade
Frente a essa triste situação, agravada em decorrência da pandemia de Covid-19 que ainda se vive, a rede Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) intensificam as mobilizações por meio da campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda.
A iniciativa busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra pandemia. Os itens serão distribuídos pelas Caritas Diocesanas próximas às áreas em situação crítica, a fim de auxiliar as milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas que atingiram os estados.
As doações podem ser feitas pelas contas da Cáritas Brasileira:
Banco do Brasil
Agência 0452-9
C/c . 50.106-9
Caixa Econômica Federal
Agência 1041
Operação: 003
C/c – 1132-1
CNPJ: 33.654.419/0001-16
Para mais informações clique Aqui.