Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Solenidade de Corpus Christi reúne centenas de fieis

Ouça o conteúdo

10-JAN-2016 (61 de 73)

 

A Igreja Católica no mundo todo celebrou nesta quinta-feira, 26 de maio, a Solenidade de Corpus Christi. Essa festa surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258), que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio para a alma das pessoas.

Centenas de fiéis, durante todo o dia, vieram ao Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu para participarem de momentos de oração e adoração. Ao final do dia, padre Aureo Nogueira, reitor do Santuário, presidiu a Solene Celebração Eucarística de Corpus Christi, concelebrada pelos vigários paroquiais, padre Marco Antônio e padre Marcus Aurélio.

Em sua homilia, padre Aureo destacou a importância desta celebração para a Igreja. “Aqui viemos hoje, de vários modos, tantos lugares, com experiências diversas e bonitas, também sofridas, eu sei, para celebrar, celebrar esta festa da vida, a festa do encontro, a festa de um Deus amoroso que quis deixar como grande marca da sua presença, aquilo que nos toca universalmente, a mesa, a refeição, o encontro”, disse.

Durante sua reflexão, o reitor falou ainda que não existe nenhum dinheiro, nenhuma teoria, nenhum sistema que possa ser mais precioso do que a simplicidade, mas a profundidade, desta celebração, “porque nela nós podemos tocar pelo rito, o amor profundo que o Filho de Deus nos ensinou, o amor que Ele experienciava com o Pai, o amor que o espírito fecundou no coração d’Ele, o amor que Ele derramou com toda sua existência, fazendo de toda sua vida este sinal do pão e do vinho”.

“Por isso hoje somos chamados, de modo especial, a celebrar o louvor deste grande sacramento, o sacramento que a Igreja chama de fonte e cume de toda a vida cristã. Se tem uma fonte para nossa vida cristã, esta deve ser a Eucaristia. Se tem uma meta a se atingir na vida cristã, esta é a Eucaristia. Nela está todas as lições para nossa vida, a Eucaristia. O memorial da vida, da morte e ressurreição de Cristo.”

Ao final de sua homilia, padre Aureo destacou, lembrando as pregações do Papa Francisco, que a fome do outro é problema de cada um de nós. “A fome não é de Deus, é problema do egoísmo humano, de má distribuição das coisas, de sistemas perversos que nós criamos”, disse.

E concluiu: “Há uma possibilidade de romper com isso. Somos capazes de multiplicar os cinco pães e dois peixes que temos. E todos temos! Pode parecer impossível um só para resolver os problemas. Mas se cada um coloca o pouco que tem, o milagre acontece.”

Após a Missa, os fiéis saíram em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, padre Marco Antônio e padre Marcus Aurélio concederam bênçãos especiais. Padre Marco rezou sobre o Brasil, a cidade de Belo Horizonte e toda Arquidiocese, para que a Igreja seja mais unida e missionária. Em frente o Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu, padre Marcus lembrou da importância desse espaço para as ações sociais do Santuário e concedeu sua benção sobre todas as pessoas atendidas durante esses anos de assistência social.

Clique aqui e ouça a homilia na integra!

VEJA AS FOTOS