Profundo silêncio, reflexão e preces marcaram a celebração da Solene Ação Litúrgica – Adoração da Cruz realizada nesta sexta-feira, dia 30, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Neste único dia do ano em que a Igreja não celebra a Eucaristia, a comunidade de fé recordou o mistério da entrega total de Cristo em favor da humanidade.
Em sua reflexão, padre Aureo Nogueira de Freitas meditou sobre o sentido do sofrimento e a necessidade de nos unirmos a Cristo, lutando contra todo o mal. Também lembrou daqueles que, na sociedade, se esforçam por um mundo mais justo e que acabam perseguidos e mortos. “A dor não vence; o que vence é o amor” , destacou.
Marcada por momentos significativos, a celebração convidou os fiéis a mergulharem no mistério da redenção da humanidade. Os paroquianos acompanharam atentamente as leituras da Sagrada Escritura, a Oração Universal. Também participaram da adoração da Cruz e, por fim, receberam a Comunhão Eucarística.
Logo mais, às 19h, a comunidade se reúne para encenação da Via-Sacra e Procissão com a imagem do Senhor morto pelas ruas do bairro da Graça. Neste sábado, dia do Grande Silêncio, haverá a meditação do Ofício do Sepulcro do Senhor, às 9h. Mais tarde, às 19h30, será celebrada a Solene Vigília Pascal.
Clique aqui e saiba mais sobre a programação.
(Fotos: Felipe Assunção)