Sexta-Feira Santa no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Após dois anos sem a participação dos fiéis na Celebração da Semana Santa, este ano eles puderam retornar, e compareceram ao Santuário São Judas Tadeu para celebrar a Paixão do Senhor.

A Sexta-feira Santa é um dia de recolhimento, meditação, agradecimento e contemplação de Jesus morto na Cruz, enquanto aguardamos a celebração da Ressurreição na noite da Páscoa. O centro da celebração de hoje é a Cruz, símbolo e ponto culminante do amor de Cristo por nós.

Na manhã desta Sexta-Feira Santa (15/04), às 09h, nosso pároco assistente pastoral, padre Luciano Zilli proferiu o Sermão das Sete Palavras, que consiste na reflexão sobre as últimas falas de Jesus na Cruz. Em toda a sua vida, Cristo nos deixou vários exemplos de como chegar ao Pai. Mas, na Cruz nos deixou palavras de profundo significado, um verdadeiro testamento: é o que Ele quer deixar gravado em nossos corações.

Conheça as frases ditas por Jesus, que nos levam a refletir nessa Celebração:

1ª) “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23, 34a)
2ª) “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43)
3ª) “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!” (Jo 19, 26-27)
4ª) “Tenho Sede!” (Jo 19, 28b)
5ª) “Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?” (Mc 15, 34)
6ª) “Tudo está consumado!” (Jo 19, 30a)
7ª) “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!” (Lc 23, 46b)

Leia o Sermão das Sete Palavras, proferido pelo Padre Luciano Zilli na íntegra, clicando aqui.

À tarde, às 15h, os fiéis silenciaram o coração para acompanhar a Solene Liturgia da Paixão de Cristo e Adoração da Cruz. Presidida pelo padre André Lage e concelebrada pelos padres Pedro Sousa, Luciano Zilli e Ricardo Vieira, o drama da morte de Jesus no Calvário levou fiéis e religiosos a saudarem a copiosa redenção de nosso Senhor, prova de que o amor é mais forte que a morte.

Na noite da Sexta-Feira da Paixão, às 19h, o Colegiado Litúrgico e Catequético e Juventudes do Santuário São Judas Tadeu, encenaram a Paixão de Cristo inspirados na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, nos levando a refletir sobre o assunto. A encenação emocionou todos os presentes que assistiram um lindo espetáculo de fé, preparado com muito carinho.

Após a encenação, guiados pelo nosso pároco e reitor, Padre André Lage de Alvarenga e pelo pároco assistente pastoral, Padre Luciano Zilli, os fiéis seguiram em silêncio para o Ceos (Centro de Evangelização e Obras Sociais), onde relembraram com a Procissão do Enterro, o sepultamento de Jesus, refletida pelo nosso pároco.

Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz

Encenação da Paixão de Cristo elaborada pelo Colegiado Litúrgico e Catequético e Juventudes do Santuário São Judas Tadeu

Procissão do Enterro, saída do Santuário São Judas Tadeu em direção ao Ceos