Na noite desta quarta-feira,17, vários fiéis participaram do terceiro dia da Semana Mariana, no Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu. O encontrou contou com a palestra da psicanalista e membro do Centro Loyola de Belo Horizonte, Fátima Fenati.
A psicanalista trouxe reflexão a partir da leitura de poemas dos autores Adélia Prado, Fernando Pessoa e Guimarães Rosa. Todos traziam mensagens do relacionamento entre mãe e filho.
Ensinamento
Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
“Coitado, até essa hora no serviço pesado”.
Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.
Adélia Prado
“Maria aprende a educar com a palavra e aprende com ela a ser palavra. Por meio dessa intimidade com a palavra, ela aprende a proclamar. A intimidade é um gesto e nesse sentido e para ter intimidade com as coisas, precisamos estar presentes naquilo que fazemos. Porque o agora é a hora mais importante das nossas vidas”, ressaltou Fátima.
Nesta quinta-feira,18, é o último dia da Semana Mariana. O encontro contará com a participação do filósofo e professor Camilo Ribeiro. A palestra acontece no Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu, às 19h30.
Serviço
Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu -CEOS
Rua Itaquera,1166, bairro da Graça
*Confira as fotos: