Em comemoração pelos cinco anos da Carta Encíclica Laudado Si do Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove uma semana de celebrações, apresentações e momentos de reflexão inspirados na relação entre fé e defesa do meio ambiente. A iniciativa, que vai até o próximo dia 25 de maio, também será marcada com homenagens às vítimas das tragédias ocorridas em Brumadinho e Mariana.
A abertura ocorreu neste domingo, dia 17, com missa presidida por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, representante da Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração da CNBB.
Confira abaixo a programação completa.
Programação
19 de maio, às 9h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB (Transmissão pela TV Horizonte, Rede Vida, Rede Minas, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).
19 de maio, às 15 –Missa celebrada pelo padre Carlos Antônio da Silva. (Transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).
20 de maio, às 11h – “Live” Saúde e conservação da natureza: lições da Pandemia de 2020, com Henrique Paprocki – professor de Ecologia e Evolução da PUC Minas, curador no Museu de Ciências Naturais da Universidade, e Henrique Leonardo Guerra – médico epidemiologista, coordenador do curso de Medicina da PUC Minas, na unidade Betim. (Transmissão pela TV Horizonte e Facebook: @santuarionspiedade).
20 de maio, às 15h –Missa celebrada pelo padre Wellington Santos. (Transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).
21 de maio, às 9h –Missa celebrada pelo padre Wagner Calegário. (Transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).
22 de maio, às 11h – “Live” Sítios Naturais Sagrados: cultura, espiritualidade e natureza na conservação da nossa casa comum. Participam: Érika Fernandes Pinto – doutora em Psicossociologia e Ecologia Social, idealizadora do projeto Sítios Naturais Sagrados do Brasil, e Miguel Ângelo Andrade – professor da PUC Minas, ambientalista, coordenador da Agência para o Desenvolvimento Regional Integrado – ADERI, da Arquidiocese de Belo Horizonte, coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço – UNESCO – Programa Man and Biosphere. (Transmissão pela TV Horizonte e Facebook: @santuarionspiedade).
24 de maio, às 8h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo (Transmissão pela TV Horizonte, Rede Minas, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).
25 de maio, às 18h – 25 é todo dia – Missa em Brumadinho, com dom Vicente Ferreira. (Transmissão pela TV Horizonte e suas redes sociais).
- Em todas as Missas, os padres farão reflexões sobre a Carta Encíclica Laudato Si’
- Na sexta-feira, diferentes meios de comunicação, inclusive o site da Arquidiocese de Belo Horizonte e da CNBB, publicarão artigo de dom Walmor sobre Ecologia Integral.
- Vídeos educativos, com ambientalistas, sacerdotes do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e com o vigário episcopal para o setor ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Fernando César do Nascimento, serão compartilhados em sites, redes sociais e aplicativos, apresentados em TVs de inspiração católica, para ajudar cada pessoa a viver nos parâmetros da ecologia integral.