Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Semana da Resistência Indígena e da luta pela demarcação da terra: Por respeito à sua terra, sua vida e sua cultura.

Em tempos históricos, os territórios indígenas têm sido alvo de pressões motivadas pelo interesse econômico predatório. Neste sentido, direitos e vidas são relativizados e transformados em empecilhos a serem removidos. Os territórios indígenas resguardam grandes riquezas naturais e minerais. São para seus viventes, territórios sagrados e como tal devem ser respeitados. “Quando se propõe uma visão da natureza unicamente como objeto de lucro e interesse, isso comporta graves consequências também para a sociedade. A visão que consolida o arbítrio do mais forte favoreceu imensas desigualdades, injustiças e violências para a maior parte da humanidade, porque os recursos tornam-se propriedade do primeiro que chega ou de quem tem mais poder. (…) O ideal de harmonia, justiça, fraternidade e paz que Jesus propõe situa-se nos antípodas de tal modelo (…)” (Laudato Si 82).

Nós, do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, assumimos assim e em comunhão com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o compromisso e a voz profética de lutar junto aos povos indígenas resguardando suas conquistas, buscando a efetiva demarcação de suas terras e guardando respeito à sua cultura, tradição e religiosidade. Que não seja derramado mais nenhuma gota de sangue dos povos indígenas em nosso país para que todas e todos tenham vida e a tenham em abundância. (Jo 10, 10).

“A Igreja, igualmente, preocupa-se com os povos indígenas, quilombolas e pescadores, reconhece e defende os seus direitos…” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, n. 113)

Tudo está interligado!

Paz!

Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira (reitor e pároco)

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Pastoral Social