Na noite desta quarta-feira, dia 4, fiéis do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu e de outras paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade participaram do segundo dia da Semana de Comunicação e Cultura. O encontro contou com a presença da mediadora e psicanalista Rita Andréa Guimarães, que abordou o tema “Comunicação e Família”, no Centro de Evangelização e Obras Sociais (Ceos).
Em sua palestra, Rita lembrou que somos seres de linguagem e também aquilo que o outro nos traz. Também destacou que a nossa estrutura pessoal é formada através da família e lembrou da importância do amor na constituição do indivíduo. “A nossa palavra tem afeto, enlaça o outro, faz moldura do outro. Ela emoldura a vida de cada um”, destacou.
A psicanalista também refletiu sobre o cenário contemporâneo, onde a ideia de tempo e espaço, escuta e diálogo foi modificada. Segundo Rita, o ser humano está perdendo a capacidade de olhar para si. “A comunicação de hoje é para ficarmos livres; estamos o tempo todo em estado de alerta. Penso minha vida configurada pelo outro, que me veste e reveste; mas hoje, a relação é fake, falsa; não é mais face to face, mas like to like. A gente não dá conta da angústia; não damos conta de olhar através do outro”, destacou.
Nesta quinta-feira, às 19h30, confira a palestra “Fake News – Ameaça à paz”, com a professora Graziela Cruz, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).
Semana da Comunicação e Cultura
3 a 7 de abril
Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu – CEOS
Rua Itaquera, 1166, bairro da Graça
Gratuito