Na noite de terça-feira, 1º de dezembro, foi realizada uma reunião virtual da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi convocado pelo bispo de Sete Lagoas (MG) e referencial da Comissão Dom Francisco Cota de Oliveira.
Participaram do encontro on-line 24 representantes de 08 (Arqui)Dioceses, composto por: a atual equipe de trabalho da Comissão, membros delegados, ouvintes e parceiros, que representaram a Igreja na última Assembleia do CONIC-MG. Dom Francisco Cota e Pe. Roberto Marcelino, secretário executivo do Regional Leste 2, também acompanharam o debate.
O objetivo foi organizar uma coordenação de trabalho da Comissão para o Ecumenismo, a partir da mobilização da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE). Visando assim, aproximar as duas comissões para promover em conjunto as ações da CFE.
Segundo Dom Francisco Cota, com a reunião também foi possível “animar a causa ecumênica internamente em nossa Igreja nas (Arqui)Dioceses, estreitar laços com o CONIC-MG, grupos afins e se aproximar dos cursos de Teologia e Ciências da Religião, além de outras propostas e demandas”, expressou.
A partir da proposta central do encontro “Constituir uma Coordenação de Trabalho da Comissão para o Ecumenismo, animada pelo bispo referencial e conduzida por leigas, leigos, diáconos, padres e religiosos, com a máxima representatividade possível”, houve a eleição da nova coordenação da Comissão.
Coordenadora: Magda Gonçalves de Melo, Diocese de Uberlândia
Vice-Coordenador: Diácono Amauri Dias de Moura, Arquidiocese de Belo Horizonte (atual presidente do CONIC-MG)
1º secretário: José Maurício de Faria Ferraz, Arquidiocese de Belo Horizonte
2º secretário: Alessandro Augusto Olimpio Ferreira Vittorino, Diocese de Uberlândia
1ª tesoureira: Lúcia Arêdes Da Silva, Diocese de Governador Valadares
2º tesoureiro: Pe. Nubio Zini, Diocese de Teófilo Otoni
Assessores Teológicos: Pe. Nelito Nonato Dornelas, Diocese de Governador Valadares e o professor Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães, Arquidiocese de Belo Horizonte.