Centenas de fiéis, devotos, padres e religiosas acompanharam nesta segunda-feira, 28 de agosto, a Celebração Eucarística presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni d’ Aniello, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. A missa, que ocorreu no oitavo mês de novena dedicado ao nosso padroeiro, foi concelebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e pelos padres Aureo Nogueira de Freitas, Marcus Mareano, Marco Antônio e Pedro de Sousa.
Dom Giovanni d’ Aniello, embaixador da Santa Sé no Brasil, disse que o Senhor demonstrou seu amor por ele de modo especial, já que não esperava uma celebração tão bonita e cheia em uma segunda-feira.
“A cada vez que visito uma diocese, para mim a coisa mais importante, é o momento de encontro meu e da comunidade com Jesus. Naquele momento, eu conheço outra porção dos meus irmãos e irmãs. Nasce naquele local um sentimento de amizade e confraternização. O amor que Deus tem para conosco é o que temos que ter com o outro. Hoje, estou feliz por estar com vocês e saiba que todos aqui têm o carinho, abraço e as orações do Papa Francisco”, destacou.
O reitor do Santuário, padre Aureo Nogueira de Freitas, finalizou agradecendo a presença de dom Giovanni d’Aniello.
Nos dias 29 e 30 deste mês, o núncio apostólico dom Giovanni d’Aniello, visita Belo Horizonte para participar do Seminário Acordo Brasil-Santa Sé, no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
Ouça a homilia completa de dom Giovanni d’ Aniello:
Seminário Acordo Brasil-Santa Sé
O encontro irá reunir especialistas e autoridades da área jurídica, administrativa e eclesial para discutirem temas, como, Memórias: CNBB e o Acordo Brasil – Santa Sé, Direito e Religião no Brasil, Imunidade Filantrópica no Acordo Brasil – Santa Sé; Personalidade Jurídica dos Entes Eclesiásticos e das Instituições Eclesiásticas no Brasil. A programação completa do evento está disponível no site: “pucminas.br”.
A inciativa é provida pela Regional Leste 2 com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, Catedral Cristo Rei, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista), Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil e PUC Minas. O acordo Brasil-Santa Sé foi firmado em 13 de novembro de 2008, e, aprovado pelo Congresso Nacional em 2009. O documento trata do Estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil.
Confira as fotos da Celebração: