Mais de 150 mil pessoas visitaram o Santuário da Padroeira de Minas até o mês de novembro de 2012. Um número que representa quase quatro vezes a mais em relação ao ano passado, ainda sem considerar os dados do mês de dezembro. A medição é feita pela portaria do Santuário, que contabiliza o número de pessoas em cada veículo.
O aumento é mais do que justificado: cada vez mais, turistas e romeiros, descobrem o cenário de rica beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Localizado a 48 km do município de Caeté, o Santuário é ideal para a reflaxão, oração e o encontro com Deus.
Do alto do Santuário, que abriga a padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, em dias claros, é possivel ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, com mil e umas facetas da beleza que só a mãe natureza oferece de maneira tão generosa, inspirando a conduta humana.
Além da magnífica arquitetura divina, o Santuário abriga um fantástico patrimônio histórico e cultural, que conta com a Ermida da Padroeira, construída em 1797, e com a imagem de Nossa Senhora da Piedade atribuída ao mestre Aleijadinho.
O Santuário da Padroeira de Minas oferece ainda a possibilidade de hospedagem, na Casa dos Peregrinos Dom Silvério, para aqueles visitantes que desajam desfrutar de mais tempo nesto local tão especial. A gastronomia também é um grande atrativo do Santuário, com um delicioso almoço e com o Café Colonial, que oferce delícias típicas do Brasil Colônia. O Santuário Nossa Senhora da Piedade foi considerado "hors concours" no concurso que elegeu as maravilhas da Estrada Real e reconhecido pelo governo de Minas como atrativo turístico de especial relevância.