As Pastorais do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu participaram neste sábado, 5 de dezembro, de Missa em Ação de Graças pelos trabalhos realizados durante o ano de 2015. A celebração foi presidida pelo padre Wagner Douglas, vigário paroquial do Santuário.
De acordo com o Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et Spes (“Alegria e Esperança” em latim), “pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir delas, a mensagem cristã. A Pastoral não se limita a ação dos pastores (bispos, padres e diáconos), mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja.
Hoje, as Pastorais do Santuários se dividem em dois Colegiados e grupos: o Catequético (Catequese e Pastoral Familiar), o Litúrgico (Ministério da Acolhida, Ministério dos Animadores e Leitores, Ministério Extraordinário de Distribuição da Sagrada Comunhão, Pastoral da Música e Voluntários) e os Grupos de Testemunhos (Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, Grupo de Jovens Missionários de Cristo, Grupo de Rua, Grupo Encontro Feliz – Terceira Idade, Grupos de Oração, Legião de Maria, Movimento Mãe Rainha, Movimento Vicentino, Oficina de Oração e Vida, Pastoral do Dízimo e Voluntários do dia 28).
Na sua homilia, refletindo a Liturgia, padre Wagner citou a oração do dia, dizendo que nenhuma atividade terrena, do dia a dia, nos impeça de correr ao encontro de Jesus. “Se não paremos para pensar na força das orações, não sentimos a força dessas preces e a beleza de Deus em atendê-las. Portanto, devemos pedir a ele, Deus cheio de Misericórdia, que nada, que a correria nossa do dia a dia, que nossos problemas, que as coisas todas que fazemos, nos impeça de correr ao encontro do Menino Jesus que, também, está vindo correndo ao nosso encontro”, disse.
Direcionado às Pastorais, o vigário afirmou que “o importante trabalho desempenhado pela comunidade nas Pastorais existe em função de cumprir a missão do anúncio da alegria do Evangelho de Jesus, para fazer acontecer o Reino de Deus”. Ao pedir que os agentes de pastoral se levantassem, o padre Wagner enfatizou a gratidão do Santuário, mas também de toda comunidade, em poder contar com sua grande ajuda na missão evangelizadora “desse local de fé”. “É com muita alegria que venho agradecer pelo bonito trabalho que vocês realizaram aqui no Santuário. A dedicação de vocês fortalece ainda mais a nossa missão que é apresentar Jesus ao mundo”, afirmou.
Ao final da celebração, motivados pela espiritualidade do tempo do Advento, os fiéis participaram da benção o presépio do Santuário.