Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

SANTUÁRIO CELEBRA ENVIO MISSIONÁRIO DE DOM JOÃO JUSTINO E 19 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM WALMOR

Centenas de fiéis, bispos, padres e religiosas acompanharam, na noite desta quarta-feira,10, a Missa de envio missionário de dom João Justino de Medeiros Silva, para Arquidiocese de Montes Claros. Na oportunidade, também foi celebrado o aniversário de 19 anos de ordenação episcopal, do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Ao longo da cerimônia, foram realizadas homenagens aos dois sacerdotes, com leitura de poemas e mensagens, apresentações de dança, com grupo folclórico Sarandeiros, de estudantes do Colégio Santa Maria, que cantaram a música do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, para o Arcebispo Metropolitano.  Em sua homilia, dom Walmor, lembrou que nessa nova missão, dom João Justino, “tem o privilégio de poder ir para aprender uma coisa que ele, embora, mineiro não sabe: que é ser, não só mineiro Minas, mas mineiro gerais. Ele é mineiro Minas, nasceu na Zona da Mata, com seu jeito próprio, que define a mineiridade daqui”.

O sacerdote afirmou que vale a pena viver a experiência como bispo: “É valioso não, porque, desejamos vivê-la, mas chamados a viver, temos que vivê-la com muito amor, simplicidade e alegria. Pois é uma oportunidade de ouro, mesmo que sobre os ombros pese uma cruz que as vezes seja pesada demais, mas é válido pela oportunidade bonita. Dou graças a Deus, hoje, de modo muito especial”, finalizou.

Dom João Justino, que foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros, em 22 de fevereiro, deste ano, anunciou sua gratidão a Deus pela vida e pelo chamado a fé cristã. “Nesse ano em que completo 25 anos de ordenação presbiteral, tenho uma gratidão eterna a dom Walmor, que foi o primeiro a perceber minha vocação sacerdotal. Em 1980, ele realizou uma missão em minha paróquia e ao longo desses anos compartilhamos caminhos, experiências e aprendizados”, destacou. Atualmente, na CNBB, dom João é o presidente da Comissão para a Educação e Cultura.

Neste sábado, 13, às 9h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, acontece a Missa que marca o início do Ministério Episcopal de dom João Justino em Montes Claros.

MENSAGENS

Dom Mol afirmou que dom João Justino vai fazer muita falta e que todos vamos sentir muitas saudades: “Ele tem um jeito próprio de ser e teve uma participação muito especial na Arquidiocese de Belo Horizonte”.

O reitor do Santuário, padre Aureo Nogueira de Freitas, ressaltou que era um dia de gratidão pelo ministério episcopal de dom Walmor, no meio de nós. “Ressalto essa expressão no meio de nós, para dizer que assim foi, e é a presença de dom Walmor, desde que chegou aqui, no dia 26 de março, de 2004, na convicção e no testemunho de ser fazer o primeiro servidor de todos nós”.

Confira as fotos da celebração e ouça a homilia completa de dom Walmor: