O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu celebrará, no próximo dia 10, às 19h, o envio missionário de dom João Justino de Medeiros Silva para a Arquidiocese de Montes Claros (MG). Todos os paroquianos são convidados a participar deste importante momento da Igreja local.
Natural de Juiz de Fora, dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Santo Antônio desta arquidiocese. É doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
Sua ordenação sacerdotal foi em 13 de dezembro de 1992. Como padre na arquidiocese de Juiz de Fora, desempenhou várias funções, como vigário paroquial, coordenador regional de pastoral, professor, reitor do seminário arquidiocesano e membro do conselho presbiteral. Também foi assessor e perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Leste 2.
Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte pelo então Papa Bento XVI. A ordenação episcopal foi em 11 de fevereiro do ano seguinte. Ao chegar na Arquidiocese de Belo Horizonte, tornou-se bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – Rensp.
No dia 22 de fevereiro, foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. Atualmente, na CNBB, dom João é o presidente da Comissão para a Educação e Cultura.
19 anos de ordenação episcopal de dom Walmor
Na oportunidade, também será celebrado o aniversário de ordenação episcopal, do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Dom Walmor foi nomeado Bispo Auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa João Paulo II ,no dia 21 de janeiro de 1998. O Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves o ordenou, no dia 10 de maio de 1998. Após seis anos , em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pelo Papa João Paulo II. O início de seu ministério foi no dia 26 de março de 2004.