Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Santuário celebra Dia Nacional do Surdo

Ouça o conteúdo

Setembro é um mês especial para a Comunidade Surda. No "Setembro Azul", o dia 26 é o Dia Nacional do Surdo. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, há dois anos, e nos leva a refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira, bem como nos perguntar se elas estão tendo seus direitos respeitados. Representa, também, uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva. Nessa mesma data, em 1857, foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro.

 

 Sobre a cor, o azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (surdo). No XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália, foi usado um laço de fita na cor azul como símbolo durante a cerimônia que fez lembrança das Vitimas Surdos da opressão e Audismo.

 

No processo de criação do nome "Setembro Azul", o azul também simboliza para a Comunidade Surda o período da Segunda Guerra Mundial em que as Pessoas com Deficiência deviam usar uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos pelos Nazistas. Eles acreditavam que os as pessoas com deficiência eram incapazes e sem potencial.

 

Os anos se passaram e, após várias lutas, os surdos conquistaram muitos de seus objetivos, marcados pelas Leis que tem como princípio o respeito aos Surdos e a sua diferença. Dentre elas a a Lei de Acessibilidade Nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000, concomitante à evolução das tecnologias que provocou um interesse de criar equipamentos para melhorar a comunicação dos Surdos.

 

Para comemorar esta importante data, no dia 27, domingo, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu celebrará, às 9h, missa em intenção de toda a Comunidade Surda. A missa será presidida pelo padre Wager Douglas, pró-reitor do Santuário e membro da Pastoral dos Surdos.

 

*Na foto, o Papa Francisco faz o único sinal universal em língua de sinais, que significa "Eu te Amo".