A manhã deste sábado, dia 10, foi marcada por silêncio, meditação da Palavra de Deus e reflexão sobre o cuidado com a casa comum, a terra onde habitamos. Neste clima especial, paroquianos e fiéis do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu participaram do segundo encontro do Retiro de Carnaval, que ocorreu no Centro de Evangelização e Obras Sociais.
O momento de espiritualidade teve início com a Oração de Laudes, conduzida por padre Aureo Nogueira de Freitas. Em seguida, padre Angelo Salvador, colaborador do Santuário, refletiu sobre a Carta Encíclica Laudato Si. O sacerdote ressaltou a importância de cuidarmos daquilo que o próprio Deus nos deu. Ao abordar este documento da Igreja, alertou sobre os problemas da humanidade, que busca o conforto, o status social, mas despreza o cuidado com o planeta. “O papa Francisco nos pede para cuidar dos pobres e da natureza; um está ligado ao outro. Podemos cuidar do meio ambiente, a partir de nossas próprias casas, com gestos simples e concretos, e precisamos nos unir na busca do desenvolvimento integral e sustentável”, exortou.
Após o momento de reflexão, os participantes praticaram a oração de contemplação. Logo em seguida, acompanharam a dinâmica da “mística do cotidiano”, que levou cada um a pensar sobre sua existência e projeto de vida, assumindo os desafios de ser presença que dá sabor e alegria aos relacionamentos do dia a dia.
O Retiro de Carnaval terminará neste domingo, dia 11. Na próxima quarta-feira, dia 14, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu celebrará o início da Quaresma. Clique aqui para conferir os horários das celebrações de imposição das cinzas.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O PRIMEIRO DIA DO RETIRO DE CARNAVAL
*Material do retiro: Laudato Si Pe Angelo