Fiéis do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu participaram, na noite desta quinta-feira, dia 29, da Celebração da Ceia do Senhor, momento litúrgico solene que recorda a instituição do Sacramento da Eucaristia. Os paroquianos também acompanharam, com emoção, o rito do Lava-Pés, que lembra o gesto humilde de Jesus com os apóstolos e o mandamento do amor ao próximo.
Em sua homilia, padre Aureo Nogueira de Freitas, reitor do Santuário, destacou a bondade de Deus, que se fez Palavra e Carne , em Jesus. Ele também lembrou que o Sacramento da Eucaristia é o centro da vida cristã e que devemos nos tornar eucaristias no mundo. “O amor do Senhor por nós é profundo e pleno; coloca-nos na fileira daqueles que ofertam a vida, para que a vida seja plena e que a dor do outro seja aliviada”, afirmou.
Durante o rito do Lava-pés, padre Aureo Nogueira de Freitas, padre Marcus Aurélio Mareano e padre Marco Antônio Porto, vigários, padre Pedro de Sousa, pároco emérito, e padre Angelo Salvador, colaborador, reviveram o gesto de Jesus ao lavar os pés de 12 paroquianos do Santuário. As Irmãs Sacramentinas de Bérgamo Antônia Elizete, Maria Aparecida e Isabela Fraga, renovaram seus votos religiosos durante a celebração.
Ao final da Missa, os fiéis saíram em procissão para a Vigília Eucarística, realizada no Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu. O gesto relembra e convida a comunidade a permanecer em oração com Cristo, no Jardim do Getsêmani, onde Ele foi tomado de tristeza e entregue para ser julgado.
Nesta sexta-feira, às 9h, haverá o Oratório das Sete Palavras de Cristo na Cruz. Às 15h, a comunidade de fé se reúne para a Solene Ação Litúrgica da Adoração da Cruz e, às 19h, acompanha a encenação da Via-Sacra e Procissão com a imagem do Senhor morto pelas ruas do bairro da Graça. Clique aqui e saiba mais sobre a programação.
(Fotos: Felipe Assunção)