G R A T I D Ã O
“Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?” (Lc 13,20)
Hoje, dia 29 de outubro de 2019, é dia de imensa, sincera e profunda gratidão para a experiência de evangelização e missão no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, da Arquidiocese de Belo Horizonte!
Ontem, era já quase meia noite e ainda tínhamos os últimos sinais de festa nas dependências do Santuário. Eram as últimas presenças de devotos, peregrinos e servidores. Depois, começou o grande silêncio. E aí, comecei a minha oração de gratidão diante do Santíssimo, na Casa Paroquial.
Primeiro a Deus. Quis agradecer pela oportunidade, honra e privilégio pelo meu primeiro ano de servidor, no Santuário, como Pároco e Reitor. Nunca havia imaginado que seria tão fecundo para minha vida e espiritualidade poder servir a Deus, na Igreja, numa missão tão especial como essa de um Santuário.
Agradeci por ser no Santuário São Judas Tadeu. Descobri aqui a importância deste Apóstolo de Cristo. Eu não o conhecia e nem sabia que tinha sido esquecido por tanto tempo por causa de ter o nome do traidor de Jesus, mas resgatado exatamente pelo Ressuscitado e qualificado como poderoso intercessor! Quanta delicadeza do Amor de Jesus por aqueles que ele elege!
Agradeci e agradeço pela oportunidade de escrever o capítulo dos sessenta e cinco anos de história do Santuário, inserido numa maravilhosa família de filhos e filhas de Deus. Pessoas incríveis: fiéis, devotos, peregrinos, evangelizadores, servidores, trabalhadores da obra do Senhor.
Estão presentes no meu coração agradecido cada um que foi como uma “semente de mostarda” no jardim e/ou uma “pitada de fermento na massa” (Cf. Lc 13, 19.21) neste caminho de serviços, preparações, cuidados, atenções, zelo, ofertas e participações. De fato, não podia faltar ninguém… por isso, a festa de Deus em cada um dos nossos corações foi linda, porque nos permitiu dar ao Brasil o mais eloquente testemunho de fé pública. Fomos noticiados pela imprensa – em rede nacional – e pela maioria dos veículos de comunicação de Minas. Ontem, sem exagero (conforme atestou a Polícia Militar) passaram pelo Santuário aproximadamente 120 mil pessoas.
Assim, minha sincera gratidão a todos que participaram desta festa: padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, evangelizadores de todas as pastorais do nosso Santuário (membros dos nossos Conselhos de Pastoral e Administrativo, ministros extraordinários da comunhão eucarística, ministros da Palavra, catequistas, músicos, acólitos e coroinhas, jovens, casais, membros das mais diversas comunidades do Santuário, vicentinos e membros de todos os serviços sociais, voluntários e voluntárias do dia 28 de cada mês, nossos colaboradores e colaboradoras, convidados especiais… enfim, cada pessoa que por aqui passou, rezou e enriqueceu nossa história).
Que São Judas Tadeu, nosso intercessor e padroeiro, alcance para todos nós e nossas famílias as mais copiosas bênçãos e graças. Mais uma vez, muito obrigado a todos, com meu abraço afetuoso e cheio das alegrias por este momento que vivemos juntos.
Belo Horizonte, 29 de outubro de 2019.
Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira
Pároco e Reitor