Sempre atentos aos irmãos e irmãs vulneráveis e que necessitam de amparo e acolhimento, a Pastoral Social e o Movimento AMOR do Santuário São Judas Tadeu têm realizado uma série de ações solidárias, em favor dos que mais precisam.
No dia 18 de setembro, a Pastoral Social e o Movimento Amor do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu visitaram o Instituto Educacional São João Batista, no bairro Esplanada, entidade administrada pela Congregação das Irmãs Batistinas, da qual faz parte a Ir. Ana Lúcia Ferreira, irmã do nosso pároco e reitor, Pe. Nivaldo Ferreira.
Em Belo Horizonte, o Instituto Educacional São João Batista atua na educação infantil, atendendo atualmente 350 crianças carentes. Na ocasião, foi feita a entrega de alimentos arrecadados pelo Movimento Amor. “Todas as doações são bem-vindas e agradecemos a colaboração do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Elas atenderão diretamente às nossas crianças, mas indiretamente muitas famílias serão ajudadas”, disse a coordenadora pedagógica, Haydee Oliveira.
Irmãs Batistinas
A Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas) foi fundada na pequena cidade ao sul da Itália, Angri, em 26 de setembro de 1878, pelo Padre Afonso Maria Fusco ( hoje Santo Afonso Maria Fusco). Atualmente as Irmãs Batistinas estão presentes em dezessete países dos quatro continentes.
No Brasil, as Irmãs Batistinas realizam ações sociais em seis estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Bernardo do Campo ( SP), Rio de Janeiro(RJ), Aparecida do Taboado (MS) e Mandaguari (PR), concretizando através da presença e das obras o ideal de Santo Afonso Maria Fusco, o fundador Congregação de São João Batista.
Para a Irmã Ana Lúcia Ferreira, o trabalho realizado pelo Instituto de Belo Horizonte é um grande benefício prestado às famílias e à sociedade. “Nossas ações sociais preservam essas crianças de tantos problemas e perigos a que estão sujeitas. O mesmo acontece em todas as obras conduzidas e mantidas pelas Irmãs Batistinas no Brasil”, comenta a religiosa que está a frente da obra, em Brasília, onde dirige os trabalhos no Instituto Educacional São Judas Tadeu. “Em seis estados do Brasil são realizadas diversas ações sociais pela Congregação, sempre com a finalidade de “Educar, Evangelizar e Promover”, crianças, adolescentes, jovens”, acrescenta a Irmã.
A direita, Irmã Ana Lúcia e Padre Nivaldo, pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu.
Pastoral Social do Santuário
Com o propósito de fortalecer as iniciativas do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no âmbito da acolhida aos pobres, promoção humana e transformação social, membros do Movimento AMOR e agentes das diversas pastorais e serviços paroquiais iniciaram a articulação da Pastoral Social.
Á frente dos trabalhos da Pastoral Social, José Maurício Ferraz, comenta que o Santuário quer reassumir a opção preferencial pelos pobres, com gestos concretos e com o dom profético de cristãos batizados e enviados em missão. “Visto as necessidades do nosso tempo e colhendo os frutos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil (2019-2023) e em meio a VI Assembleia do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, observou-se a necessidade da criação da Pastoral Social, a fim de construir e edificar o trabalho social realizado no Santuário, visto que muitas são as demandas. Com isso, a Pastoral Social irá proporcionar momentos de reflexão, momentos de discernimento, momentos de conscientização, rodas de conversa e palestras acerca de temática socio-política, construindo um trabalho inspirado pela dimensão social do Evangelho e pelo ensinamento social da Igreja”, detalha o coordenador da pastoral, que também lidera as ações do Movimento Amor.
Os interessados em participar da Pastoral Social do Santuário, devem se informar na Secretaria Paroquial.