“Família, lugar privilegiado do amor e da evangelização”. Esse foi o tema do 1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar realizado pelo Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral e Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar. O encontro aconteceu no dia 15 de novembro, domingo, e reuniu centenas de pessoas, dentre elas presbíteros, diáconos, religiosos, coordenadores, catequistas, agentes de pastoral e assessores.
Agentes da Pastoral Familiar do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu também estiveram presentes no congresso. Segundo a coordenadora Rosânia Paula Ferreira Puff, “o congresso foi um momento de escuta, reflexões e aprendizado, possibilitando discutir a importância da evangelização das famílias nos dias atuais, bem como da melhoria do trabalho missionário das pastorais”.
Dentre os assuntos apresentados, destacou-se a preparação e formação dos noivos para o Sacramento do Matrimônio. Padre Aureo Nogueira de Freitas, reitor do Santuário e Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, apresentou para os participantes do congresso a proposta da “Catequese Matrimonial”, que fará parte do novo Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental. “Essa nova proposta é um instrumento para uma compreensão mais clara e adequada da graça de Deus nas celebrações litúrgicas e dos sacramentos, além de sua vivência fecunda”, afirmou padre Aureo.
A realização do Congresso renova nos agentes da Pastoral Familiar os conteúdos da fé professada, reforçando o compromisso com o anuncio profético do Evangelho e despertando a importância do Matrimônio como sacramento da construção da família cristã.