Na catequese desta quarta-feira,31, Papa Francisco recebeu peregrinos e fiéis de todo o mundo, na Praça São Pedro. O pontífice refletiu sobre a Solenidade de Pentecostes, celebrada pela Igreja, neste domingo, 4 de junho.
Em sua homilia, Francisco falou sobre a relação da esperança cristã e o Espírito Santo. “Na Carta aos Hebreus, a esperança é comparada a uma âncora, pois dá segurança e estabilidade à barca da nossa vida em meio às ondas turbulentas.
A esperança – disse o Pontífice – é semelhante a uma vela, que recebe o vento do Espírito Santo, converte-o em força e nos impele a atravessar o oceano da existência”.
Ainda segundo o Papa, o Espírito Santo faz com que vivamos cheios de esperança, sem nunca desanimar, esperando contra toda a esperança. A esperança não decepciona porque o amor de Deus encheu os nossos corações de esperança.
Francisco fez um convite aos presentes para serem “semeadores de esperança”. “Um cristão pode semear amarguras, perplexidades, mas este modo de agir não é cristão: O cristão semeia esperança, semeia o óleo da esperança, semeia o perfume da esperança e não o vinagre da amargura e da desesperança”.
Francisco concluiu sua catequese cumprimentando os diversos grupos de peregrinos presentes na Praça São Pedro.“Saúdo cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa, de modo particular os fiéis de Angola, Sendim, Serrinha, Florianópolis e Minas Gerais. Queridos amigos, nestes dias de preparação para a festa de Pentecostes, peçamos ao Senhor que derrame, abundantemente, sobre nós os dons do seu Espírito, para que possamos ser testemunhas de Jesus até aos confins da terra. Obrigado pela sua presença.”
Informações Rádio Vaticano