Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a catequese do Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira,10, na Praça São Pedro, no Vaticano. O Pontífice escolheu Maria, Mãe da esperança como tema de sua homilia.
Caminho de Maria
Francisco recordou aos fiéis, que durante o caminho da maternidade de Maria, ela atravessou vários obstáculos. Desde jovem, disse sim, ao Anjo Gabriel que lhe fez a proposta de ser mãe do Filhos de Deus. Mesmo não sabendo o que a esperava. “Naquele instante, Maria se parece como uma de tantas mães do nosso mundo, corajosas até o extremo quando se trata de acolher no próprio ventre a história de um novo homem que nasce”, afirmou.
O Pontífice ainda lembrou que na noite de crucificação de Jesus, Maruia permaneceu ao pé da cruz de seu filho, desconhecendo o que viria adiante. “Neste episódio, os Evangelhos são lacônicos e discretos, registram com um só verbo a presença da mãe. “Ela estava.” Nada dizem de sua reação nem sua dor, que ficou para a criatividade de poetas e pintores”
As mães nunca desistem nem abandonam. As mães não traem. Os Evangelhos somente dizem: ela estava. No momento mais cruel, Ela sofria com o Filho. Estava. Ela simplesmente estava ali. Os sofrimentos de uma mãe. Todos nós conhecemos mulheres fortes, que levaram avante os sofrimentos de seus filhos, afirmou Francisco”
Pentecostes
Também em Pentecostes, Maria estava lá, “como Mãe da Esperança” para os discípulos. Eles estavam fragieis e tinham medo, comentou Francisco. “Por isso, todos nós a amamos como Mãe. Não somos órfãos, todos temos uma mãe no céu”, disse ainda Francisco. Maria nos ensina a virtude da espera, mesmo quando tudo parece sem sentido, pois confia no mistério de Deus. “Nos momentos de dificuldade, que Maria possa sempre amparar os nossos passos, possa sempre dizer ao coração: levanta-se, olhe para frente, para o horizonte. Ela é Mãe de esperança.”
Visita ao Santuário de Fátima
Na próxima sexta-feira, 12, o Papa Francisco realizará, sua próxima peregrinação à cidade de Fátima, em Portugal. No sábado,13, o pontífice irá canonizar Francisco e Jacinta, os pastores que testemunharam as parições da imagem de Nossa Senhora do Rosário, em 1917.
Informações Rádio Vaticano