O autocuidado com o corpo e a mente também é uma maneira de agradecer e estar mais próximo de Deus. Por isto é importante a realização dos cuidados com a saúde. Neste mês uma onda rosa invadiu os espaços da cidade para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama, é o “Outubro Rosa” que é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Este movimento objetiva chamar a atenção das mulheres para os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo.
O câncer de mama quando descoberto no início tem grande chances de cura, para isto o diagnóstico precoce é o diferencial. As mulheres podem fazer o autoexame das mamas rotineiramente, e também realizar consultas e exames preventivos através dos convênios médicos ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Para acesso aos serviços do SUS é preciso procurar o Centro de Saúde de sua área de residência e solicitar a realização de consultas e exames, como a mamografia.
Alguns sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, aderido a mama e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Caso perceba qualquer alteração nas mamas na região axilar ou pescoço, procure imediatamente um médico.
Hábitos de vida sustentáveis com a prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, podem contribuir para a redução dos riscos de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Reafirmando nosso compromisso de igreja missionária em saída para estamos junto de nossa comunidade, ressaltamos a importância da valorização da vida. Desta forma o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu abraça esta causa em defesa da prevenção ao câncer de mama.
Texto por Miriam Maria Chaves, Mestranda em Enfermagem pela UFMG.
Referências: Instituto Nacional do Câncer, 2019.
Imagem: Casa Roque