Um dia para ficar na história do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Na manhã desta quinta-feira (11), acompanhamos a Ordenação Episcopal de Monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira, primeiro reitor nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de BH. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a abertura do Jubileu Centenário da Arquidiocese de BH, na Catedral Cristo Rei.
Sacerdote da Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Nivaldo foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. Foi vigário, administrador e pároco em algumas paróquias da arquidiocese, professor no Seminário Propedêutico e no curso de Teologia da PUC-Minas. Também atuou como assessor eclesiástico da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, vigário forâneo da Forania São José do Calafate e membro do Conselho Permanente de Formação do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.
Atuou, de 2012 a 2018, como reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Em seguida, assumiu a reitoria do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, em Belo Horizonte, onde permanece até 28 de janeiro de 2021.
Antes da Celebração , o dom Walmor fez o plantio de um Jequitibá – árvore símbolo do Jubileu Centenário-, gesto partilhado pelos bispos auxiliares, dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís da Silva, dom Vicente Ferreira, monsenhor Nivaldo dos Santos, monsenhor Júlio César – futuros bispos auxiliares – e bispos convidados de diferentes Arquidiocese e dioceses..