Centenas de fiéis celebraram com emoção e alegria, na manhã deste sábado, 22, a ordenação diaconal de quatro seminaristas da Arquidiocese de BH, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelos bispos auxiliares e padres.
Ednei Almeida Costa, Eduardo Pereira de Araújo, Paulo Bastos de Araújo e Ronaldo Teixeira de Brito – que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem – pertencem ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus e a Comunidade Católica Verbo Eterno. Durante sua homilia, dom Walmor, ressaltou a importância da escolha dos quatro seminaristas: “vocês escolheram como lema algo de altíssima importância, experimentado e vivido pelo apóstolo Paulo. Quando começa a carta aos Romanos e diz com consciência, convicção e verdade: escolhi para anunciar o evangelho. E vocês dizem: escolhidos para anunciar o evangelho de Deus. Todos nós precisamos colocar essa meta para nos confrontar, para que nós padres, diáconos, ministros e evangelizadores não nos acostumemos no mesmo jeito de fazer. Ficamos enquadrados na mediocridade e nos satisfazemos com ela. E a Igreja, por isso, não consegue dar conta da tarefa dada a ela, por Jesus ressuscitado: ide e anunciai o evangelho”.
Ao longo da celebração, familiares, amigos, seminaristas e religiosos foram convidados a cantar e a rezar pelos quatro homens que escolheram a missão de proclamar o Evangelho de Deus. O arcebispo também relembrou que estar em Cristo nos transforma. E que Ele nos chama, nos seduz pela alegria bonita do Evangelho anunciado. “É um ir constante, colando nosso coração sempre na condição de peregrinos. Por isso, Maria Madalena é exemplar. Uma pecadora, dominada por sete demônios, mas estava ali movida mesmo no seu limite humano, por aquilo que não pode se apagar como chama dentro de nós. Procurando, atrás dele, não atrás de sua fama, de promoção, mas atrás Dele. E por isso, Ele a fez discípula. A primeira que anuncia Evangelho a toda criatura”, completou.
Ouça a homilia completa de dom Walmor Oliveira de Azevedo:
https://soundcloud.com/saojudasbh2/homilia
Confira fotos da celebração: