Oficinas de Oração e Vida: Aprender a orar, para aprender a viver!

Fundadas em 1984 pelo Frei Ignácio Larrañaga, as Oficinas de Oração e Vida (TOV), são um serviço eclesial aprovado pela Santa Sé desde 1997 e confirmado, segundo decreto de aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os laicos em 04/10/2002. O lema que sintetiza o caminho a percorrer nas Oficinas de Oração e Vida é: “Do encanto de Deus, ao encanto da vida”.

O que são as Oficinas de Oração e Vida?
São escolas de oração que visam o aprendizado e o aprofundamento na arte de orar com um caráter experimental e prático, desde os primeiros passos até às alturas da contemplação.

Além de serem escolas de vida onde o participante vai superando passo a passo o mundo interior de angústias e tristezas e inundando-se de Paz, tornando-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: “Que faria Jesus em meu lugar?”.

Também são escolas apostólicas, cujo objetivo é fazer da Oficina um viveiro de vocações apostólicas e, de fato, a Oficina consegue transformar muitos participantes em apóstolos do Senhor.

Em suma, a Oficina efetiva o compromisso do participante em 3 dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os outros.

A Oficina é um serviço limitado e aberto:

• limitado: uma vez completada as 15 sessões, dá-se por cumprido o objetivo e o orientador se retira, sem constituir comunidades ou grupos estáveis;
  • aberto: participam dele cristãos, catequistas, agentes de pastorais, militantes de grupos eclesiais, eclesiásticos e religiosos, pessoas distantes da Igreja, os excluídos dos sacramentos, e diferentes grupos evangélicos.

Como funciona?

A Oficina é constituída por 15 sessões, sendo uma por semana, com 2hs de duração. Mas o trabalho principal é realizado durante a semana, na vida cotidiana, que chamamos de “para casa”.

A Oficina é dirigida por um orientador ou responsável, que é o Guia responsável pela Oficina.

O orientador não deve acrescentar nada de sua própria autoria; entrega ao pé da letra os conteúdos recebidos e não improvisa nada. De antemão, recebe uma preparação intensiva e longa, EPG (Escola de Preparação para Guias), com duração de 1 ano e que praticamente constitui um ano de conversão.

À frente dos orientadores ou guias, há equipes de coordenação que vão desde uma equipe local até uma internacional.

A Oficina é um serviço eminentemente laical. A maioria dos orientadores são leigos e todos os componentes dos grupos dirigentes são exclusivamente leigos.

PONTOS CHAVES DAS OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA:
1- Baseado na Bíblia;
2- Cristo como centro;
3- Fonte de vocações apostólicas;
4- Serviço exclusivamente laical;
5- Caráter totalmente prático e experimental;
6- Atividade orante passo a passo e adaptada à pessoa com várias maneiras de orar;
7- Oficina libertadora e reparadora através do conhecimento de Deus e de si mesmo;
8- Transformação à luz da Palavra;
9- Compromisso com os pobres;
10- Promoção dos valores do Evangelho.

Inscrições na secretaria do Santuário, presencialmente ou pelos telefones 2526-4648 ou 2526-4164

Mais informações, clique aqui!