Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Obediência e amor a Cristo: comunidade participa das celebrações do Domingo de Ramos

“A oração, o jejum e a caridade só encontram sentido quando brotam da obediência a Cristo.”

O Domingo de Ramos foi celebrado com fé e devoção no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu e na Comunidade Santa Rosa de Lima, marcando o início da Semana Santa, o tempo mais importante da liturgia cristã.

No Santuário, a celebração foi presidida pelo pároco e reitor, Pe. André Lage, que conduziu a procissão de ramos e celebrou a Santa Missa com a participação de dos fiéis. Já na Comunidade Santa Rosa de Lima, a Eucaristia foi presidida pelo vigário paroquial do Santuário, Pe. Maurinho, que também animou as pessoas a viverem com intensidade os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Durante sua homilia, Pe. André refletiu sobre o verdadeiro sentido da oração, do jejum e da caridade, destacando que tudo isso passa pela obediência a Jesus Cristo:

“Não é possível rezar se não obedecer ao Seu chamado, não é possível jejuar se não compreender o sacrifício de Jesus na cruz, não é possível fazer caridade se não compreendermos a prova de amor.”

Ele também ressaltou que a experiência cristã precisa ser mais do que um encantamento estético:

“Cantamos, vislumbramos na beleza da canção o mistério, mas esta prova de amor nos insere no contexto fecundo do cristianismo, e este contexto é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Deus nos ama e, sobretudo, nos salva apesar de nossas limitações.”

O Domingo de Ramos faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e abre a Semana Santa, convidando os cristãos a caminharem com o Senhor rumo à cruz e à vitória da Ressurreição. A celebração une a alegria do povo que aclama Jesus como Rei com o anúncio da Paixão, sinal de um amor que se entrega por inteiro.

Que cada um e cada uma possa viver essa Semana Santa como um verdadeiro itinerário de fé, deixando-se tocar pela misericórdia e pelo amor salvador de Cristo.

Procissão e Celebração na Comunidade Santa Rosa de Lima

Procissão e Celebração no Santuário (Fotos de Henrique Piló)