Sínodo dos Bispos: jovens de todo mundo são convidados pelo Papa a serem protagonistas da Igreja
“Jovens se sintam e sejam protagonistas no coração da Igreja”. A frase do papa Francisco ilustra a abertura concedida pelo religioso à juventude, por meio do Sínodo dos Bispos, que será realizado de 3 a 28 de outubro deste ano, no Vaticano. Ao longo do ano passado, foi lançado um questionário online direcionado ao público de 16 a 29 anos, com objetivo de expressarem-se e contarem quem são e suas motivações. Uma preparação para a reunião pré-sinodal, que aconteceu neste mês, em Roma. Cerca de 300 jovens dos cinco continentes participaram do encontro, além da presença por meio das redes sociais.
Para a Irmã Sacramentina de Bérgamo, Isabela Fonseca Braga, assessora do Grupo de Jovens Missionários de Cristo do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, o Pontífice trouxe para os jovens a possibilidade de mostrarem seus rostos, enquanto juventude plural, diferente de tudo o que já foi feito. “A parte mais importante dessa iniciativa é a proposta do questionário que proporciona aos bispos o retrato da realidade de moças e rapazes, em diferentes partes do mundo. Foi o tempo em que preparávamos um grupo de jovens para eles virem. O ideal é que, hoje, eles preparem tudo, tenham o espaço e sejam protagonistas”, afirmou.
A religiosa, que também compõe o grupo de assessores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de BH, acredita que coordenar os jovens é um desafio, porque o rosto deles vem se modificando muito rápido. “Dentro de um grupo temos duas, três gerações e conciliar isso em uma face que não perca a característica da juventude de hoje e também da juventude cristã é algo motivador”.
Segundo o Vaticano, a finalidade do Sínodo, que tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, é acompanhar a juventude em seu caminho rumo à maturidade. Para que “possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participado ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.
Além do foco na espiritualidade, a iniciativa busca adequar à linguagem da Igreja ao uso das novas tecnologias, como forma de aproximar-se deles. Para Irmã Isabela, é extremamente importante que a instituição católica se preocupe em falar a língua das redes sociais. “É relevante que coloquemos em prática a Igreja em Saída, proposta pelo Papa”. Não importa onde ou o meio. A tecnologia é mais uma forma de evangelização. É claro que a Igreja também tem a responsabilidade de mostrar para o jovem que as mídias sociais são espaços com aspectos bons e ruins. Mas que podemos ser extremantes positivos na evangelização.
Juventude no Santuário
O Grupo Jovens Missionários de Cristo se reúne aos sábados, às 17h, no Espaço multimídia do Santuário. A média de idade dos integrantes é de 15 a 29 anos. Os encontros são marcados pela reflexão do subsídio da Pastoral da Juventude Nacional: “Na trilha do Grupo Jovem”. Além de debates sobre passagens bíblicas contextualizadas para realidade do Brasil.