Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

O papel do leigo na Igreja e na sociedade foi tema do Seminário das Pastorais Sociais

“A participação do leigo na Igreja cresceu muito. E essa atuação do leigo na Igreja é vivida pela fé nas estruturas da sociedade”, disse o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, na última sexta-feira, 6 de novembro, na abertura do 2º Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Reginal Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O bispo referencial da Comissão a serviço da Caridade, Justiça e Paz do Regional Leste 2, e bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio, também contribuiu com o evento.

O encontro, realizado na Casa Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, acolheu  17 (arqui)dioceses do Regional. Uma analise da conjuntura social e política, assim como uma reflexão sobre os problemas vividos pelos moradores do distrito de Bento Rodrigues, foi feita pelos participantes e bispos no primeiro dia.

 

O LEIGO NA IGREJA E NA SOCIEDADE

Assessorados pela coordenadora do Conselho Nacional Leigos do Brasil (CNLB), Marilza Lopes, os 54 participantes puderam ao longo do sábado, 7 de novembro, refletir sobre o papel do leigo na Igreja e na sociedade.

Segundo Marilza, o cristão leigo, pela essência e pela condição comum de todos os fiéis, deve acreditar na sua vocação laical. “Devemos ser Igreja na sociedade, nos espaços cotidianos da vida, na escola, em casa, no trabalho, nas Pastorais Sociais. Pois temos um vasto campo de trabalho, comprovados em vários documentos do Vaticano”.

Dom Luiz ressaltou que o encontro das Pastorais Sociais só fortalece o trabalho e a comunhão. “Essa é uma oportunidade da gente se encontrar, conversar com várias pessoas que recebem as nossas partilhas e nos dão a sua partilha de alegrias e desafios, pois estamos unidos pela mesma causa. Um encontro desse é muito benéfico e ele não deve ser só um evento no calendário, mas sim motivação para a caminhada”.

Uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Lapa também fez parte da programação e marcou o encerramento do Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Leste 2 na manhã do domingo, 8 de novembro.

 

Fonte: www.cnbbleste2.org.br