Dia Internacional da Mulher

Essa data celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, tendo sido adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos, e continua até hoje. Em muitos lugares, inclusive no Brasil, onde as mulheres não têm seus direitos assegurados.

Mais que uma data comemorativa, essa data serve como conscientização da violência contra as mulheres, o racismo, a misoginia, as desigualdades salariais e o feminicídio, que aumentou muito nesse tempo de pandemia.

Precisamos mudar a mentalidade “machista” presente na sociedade. Os homens não devem achar que as mulheres são objetos. Elas devem ser preservadas de toda forma de violência, devem ser amadas e respeitadas e dar a elas o devido lugar na sociedade.

Nessa data, elevemos a Deus nossas preces, para que o mundo saiba valorizar e enxergar as mulheres como dons de Deus. Que todas sejam respeitadas, valorizadas e tenham seus direitos e dignidades garantidos.

Façamos também uma prece de ação de graças por nossas mães que nos deram a vida e nos educaram com esforço e dedicação. E lembremos daquelas mulheres que convivem conosco no dia a dia, as esposas, as colegas de trabalho, as colaboradoras, as amigas, religiosas e profissionais de diversas áreas.

Neste Dia Internacional da Mulher não podemos deixar de lembrar da figura de Nossa Senhora, um exemplo de mulher e de mãe para todas as mulheres. Que a exemplo de Maria elas tenham forças diante das adversidades da vida.

Papa Francisco e as mulheres, “harmonia e poesia” do mundo (08/03/20)

“A mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza. Sem ela, o mundo não seria assim tão belo. Não seria harmônico.”

“Onde as mulheres são marginalizadas, é um mundo estéril, porque as mulheres não só dão a vida, mas nos transmitem a capacidade de olhar além, de sentir as coisas com o coração mais criativo, mais paciente, mais tenro.”

“Também gosto de pensar que a Igreja não é ‘o’ Igreja, é ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe. Isto é belo!”

“As mulheres são mais corajosas que os homens!”

Nesse 8 de março, na pessoa de Maria, Mãe de Deus e Nossa, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu homenageia todas as mulheres e deseja que todas tenham vida plena!