Na noite desta quinta-feira Santa,13, padres, religiosas, seminaristas e fiéis celebraram a missa da Ceia do Senhor no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. A cerimônia trouxe, a cada paroquiano, a memória de Cristo e de seu gesto de doação em prol da humanidade.
“Estamos celebrando a Ceia Eucarística, esse grande momento de louvor”, ressaltou padre Aureo Nogueira de Freitas, reitor do Santuário. Durante sua homilia, o sacerdote refletiu sobre o último encontro de Jesus com seus apóstolos, momento marcante que instituiu, para a Igreja, a Eucaristia e o Sacerdócio. O reitor do Santuário lembrou que Jesus escolheu a refeição para unir a todos e manifestar o amor do Pai. “Cristo proporcionava essa universalidade da mesa, tão bonita como o lugar da vida”, completou.
Ao longo da celebração, os padres do Santuário repetiram o ritual realizado por Cristo. “É preciso nos desvestir e sermos como Jesus. Temos que retirar a intolerância e qualquer pretensão de nossos corações. Também devemos tomar a atitude de Cristo, nos ajoelhando para lavar os pés do próximo. Mergulhar a nossa atenção e cuidado ao outro”, destacou padre Aureo.
Após a comunhão, os fiéis seguiram em procissão até o Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu, onde foi realizada a vigília eucarística.
Nesta sexta-feira Santa, acontece a Celebração do Oratório das Sete Palavras, às 9h, no Santuário. Mais tarde, às 15h, Solene Ação Litúrgica e Adoração da Cruz. No período da noite, encenação da Via-Sacra, Sermão do Descendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto, às 19h. (Fotos: Vagner Rocha)
Clique aqui e confira a programação da Semana Santa no Santuário.
Ouça a homilia completa.