Refletir sobre a misericórdia no seio familiar foi a proposta da “Semana da Família”, que ocorreu entre os dias 14 e 20 de agosto, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Temas como “Criados por um Pai misericordioso”, “Família e Igreja: Lugares de misericórdia” e “Perdão na família: Fonte de Reconciliação e Libertação” foram abordados ao longo dos dias.
Após as Celebrações Eucarísticas, animadas pelas pastorais, um momento de reflexão foi conduzido por um convidado que refletia sobre o tema do dia. Na terça-feira, 15, o advogado e fundador do Hospital Mário Pena, Dr. Osmânio Pereira destacou “A família de Maria e o futuro da humanidade”. Nesse mesmo dia, o Coral Aprendizes do Mario Pena apresentou um testemunho de superação e amor à vida.
Já na quarta-feira, 16, a Comunicóloga Moninha Quintero falou sobre “Família: lugar de encontro com a misericórdia de Deus”. Segundo Moninha, o tema proposto foi um presente. “Falar sobre isso é falar primeiramente sobre aquilo que acredito e vivo dentro da minha casa”. Para ela, quando as pessoas se reúnem ao redor da mesa para fazer as refeições e convidam o Senhor Ele promete que virá. “Desta forma somos visitados de maneira sobrenatural com a sua presença que amorosamente cuidará da nossa família”, ressaltou.
A psicanalista Patrícia Ferreira, na quinta-feira, 18, abordou os novos modelos de famílias. De acordo com ela, o mais importante, ao se pensar no conceito de família, não é necessariamente sua configuração, mas, principalmente, na responsabilidade dos adultos envolvidos em cuidar e facilitar efetivamente o crescimento pessoal de cada membro.
Para a coordenadora da Pastoral da Família do Santuário, Rosânia Paula, as celebrações foram intensas com momentos fortes de reflexões, partilha e orações. “Nós tivemos tempo para fazer uma autocrítica e análise de nossas atitudes no dia a dia dentro e fora de nossas famílias. Também houve participação fervorosa de todos os grupos e pastorais”, destacou.
Na sexta-feira, 19, com o tema “As obras de misericórdia na família e da família”, o integrante da pastoral familiar, Jhoseffer Bredley meditou à luz da parábola do Bom Samaritano.
Para a Integrante do Ministério da Palavra, Raíssa Veloso, a reflexão nesse dia a fez pensar que a misericórdia tão propagada neste ano pelo Papa Francisco não significa apenas se solidarizar com o marginalizado, mas se trata de olhar com compaixão as pessoas mais próximas do seu cotidiano. “Afinal, de que adianta ofertar recursos materiais, financeiros e donativos para atender ao mais carente, se em nossas famílias não reconhecemos a “miséria” do irmão ou de um filho?”, indagou.
O Reitor do Santuário, Pe. Aureo destacou que a Semana da Família foi uma importante iniciativa da pastoral familiar que proporcionou um tempo de encontro, oração e convivência. “ Eu ressalto como um momento muito significativo e de avanço na reflexão a presença importante em nosso meio da psicanalista Patrícia Ferreira, na quinta-feira, 18, abordando para nós a realidade das novas famílias. Foi um grande momento para as lideranças do nosso Santuário”, sublinhou.
A Semana da Família, encerrada no sábado, 20, com um recital, teve a apresentação de Alzira Cardillo, Henrique Alves, Henrique Reis, Elcio e Layla, entre outros, que fizeram da música um encontro da família com Deus.