Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Milhares de fiéis passam pela Porta Santa aberta no Santuário

Ouça o conteúdo

IMG_20151213_183836853A pedido do Papa Francisco, e para marcar o início do Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese de Belo Horizonte, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu abriu nesse domingo, 13 de dezembro, a Porta Santa.

Milhares de fiéis, convidados pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros, que presidiu a celebração, dirigiram-se à frente da igreja para passarem pela Porta da Misericórdia que ficará aberta até 20 de novembro de 2016.

A Missa foi concelebrada pelo pároco e reitor do Santuário, padre Aureo Nogueira, os vigários paroquiais do Santuário, padre Marco Antônio e padre Wagner Douglas, e pelo padre Ângelo Marcio da Paróquia São Judas Tadeu (Ribeirão das Neves).

IMG_20151213_125633841_HDREm sua homilia, dom João iniciou dizendo que o Ano da Misericórdia é marco para todos aqueles que desejarem viver nesse tempo de graça a experiência do perdão, da reconciliação, da
misericórdia de Deus. Para ele, quem quiser colocar o seu coração em comunhão com o Senhor na experiência da conversão, deve ter “uma conduta correta, digna de um Filho de Deus para com seus irmãos e irmãs”. “Não podemos pensar na conversão sem refletir o modo que tratamos o outro. Não existe conversão para Deus se a gente não estiver com o coração convertido, voltado para o irmão, sobretudo, para aquele que é o menor, aquele é necessitado, aquele que precisa e aqueles que estão próximos de nós, do nosso coração. É isso que, também, o Papa Francisco insiste e propõe para nós neste Ano da Misericórdia”, afirmou.

O bispo lembrou ainda que o Papa Francisco disse, infelizmente, no nosso tempo, palavras como o perdão, reconciliação, desculpa, vão sumindo do vocabulário das pessoas. “Vamos perdendo essa possibilidade de que no medo, no fracasso a gente pode mudar, converter, beber da fonte da misericórdia de Deus para retomar o caminho de comunhão com Deus e com os irmãos. ”

Segundo dom João, Papa propõe o Ano da Misericórdia como um ano para todos nós experimentarmos, do fundo do coração, que o Senhor vai ao nosso encontro, onde quer que estejamos. “Qualquer lugar em que estamos, o Senhor nos alcança com o seu amor. E ninguém fica fora do alcance do amor e da misericórdia de Deus, ninguém. ”

Na ocasião, foi lançada e dado início à V Assembleia do Povo de Deus. “Durante o ano de 2016 daremos ênfase de avaliação da identidade de nossa Igreja local, do modo de ser da nossa Arquidiocese, de escuta e de reflexão daquele que deve ser o plano para 4 anos seguintes, 2017 a 2020, especialmente preparando o centenário da Arquidiocese que será celebrado em 2021”, afirmou o bispo.

 

PORTA SANTA

received_1125435694135916O Papa Francisco dedicou sua catequese do dia 18 de novembro, para explicar a importância da Porta Santa, como sendo um gesto da misericórdia de Deus. “Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão”, afirmou.

LOGOJubileuMisericordiaPara o Santo Padre, a Porta é generosamente aberta, e é preciso um pouco de coragem de nossa parte para cruzar o limiar. De acordo com ele, “todos somos pecadores e devemos aproveitar esse momento para cruzarmos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar”.

No Santuário Arquidiocesano, do lado esquerdo, foi aberta a Porta da Misericórdia no lugar onde milhares de peregrinos e devotos de São Judas Tadeu passam para estarem mais próximos da imagem do santo padroeiro.
De acordo com padre Aureo Nogueira, pároco e reitor do Santuário, essa porta “é uma entrada especial do Santuário, onde as pessoas, confiantes na intercessão de São Judas Tadeu, acessam para tocarem na sua imagem e relíquia, como ato de fé e devoção”.

A porta, feita de cobre, tem como desenho central o logotipo do Ano da Misericórdia, que apresenta como uma pequena suma teológica do tema da misericórdia. O símbolo mostra o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido, recuperando uma imagem muito querida da Igreja primitiva, porque indica o amor de Cristo que realiza o mistério da sua encarnação com a redenção. O realce está no Bom Pastor, que toca profundamente a carne do homem, e o faz com tal amor capaz de lhe mudar a vida.

Clique aqui e leia a reflexão do Papa Francisco sobre a Porta Santa.

 

COMO RECEBER AS INDULGÊNCIAS

O Papa Francisco enviou uma carta ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, responsável pela organização do Jubileu da Misericórdia, na qual descreve as diversas formas em que será possível obter indulgências durante o Ano Santo, entre 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016.

Sua mensagem traz as reflexões sobre alguns pontos que ele considera importantes para que a celebração do Ano Santo seja “um verdadeiro momento de encontro com a misericórdia de Deus”.

“Espero que a indulgência jubilar chegue a cada um como uma experiência genuína da misericórdia de Deus, que vai ao encontro de todos com o rosto do Pai que acolhe e perdoa, esquecendo completamente o pecado cometido”, disse o Papa.

Clique aqui e leia a carta!