Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

“LEVANTA-TE, PEGA TUA CAMA E ANDA”

Na manhã desta terça-feira, dia 28, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom João Justino, presidiu a Celebração Eucarística no Santuário.

Durante a homilia, dom João Justino refletiu sobre a condição do homem que estava há 38 anos próximo a piscina esperando ser curado. O presbítero fez uma releitura do Evangelho e das cenas descritas por São João.

“O texto nos aponta a importância de buscar a Salvação. O texto diz que houve uma festa dos judeus e Jesus foi a Jerusalém e bem junto ao Templo de Jerusalém havia uma piscina com cinco pórticos. Uma piscina com águas terapêuticas, a gente pode dizer assim. O texto diz que, de fato, um anjo descia de vez em quando naquela água e o primeiro enfermo que ai entrasse ficava curado de qualquer que fosse a doença. João evangelista diz, também, que muitos doentes ficavam por ali deitados. Certamente aguardando a possibilidade de descer para banhar-se naquelas águas”.

Dom João Justino completa: “Eis que estava também um homem paralítico há trinta e oito anos, é muito tempo! Todos nós compreendemos isso. Vejam que este homem não se manifesta diretamente a Jesus, não se dirige a Jesus. O texto dá a entender que ele mesmo nem conhecia a Jesus. No entanto é Jesus que se aproxima dele e coloca uma pergunta: “Queres ser curado?”. Vocês acham que o homem respondeu corretamente o que Jesus perguntou?

A resposta dele foi: “Senhor, não tenho ninguém que me leve na piscina quando a água é agitada, quando estou chegando, outro entra na minha frente. Jesus havia perguntado: “Queres ser curado?” O homem responde com um lamento, manifesta uma espécie de um choro. Talvez isso se dá na falta de iniciativa daquele homem. Que significa: “Não tenho ninguém que me leve à piscina”? É possível que alguém viva assim tão só, mas durante 38 anos não teria encontrado ninguém que pudesse descer e ir com ele à piscina?

O bispo auxiliar de Belo Horizonte questiona ainda : “Até que ponto a sua condição era também resultado de uma certa preguiça? (palavra usada pelo Papa nesta manhã). Uma falta de vontade de sair daquela condição? Certamente, ele estava na condição da mendicância e Jesus ordena para ele: “Levanta-te pega a tua cama e anda”.

Dom João Justino destaca que a ordem de Jesus é que vai curar este homem. E que o Senhor não o manda entrar na água e nem diz: “Venha que eu vou ajudá-lo entrar na água”, mas dá uma ordem para ele sair daquela condição. “Levanta-te pega a tua cama e anda”. E o homem imediatamente pegou a cama e começou a andar.

O presidente da Celebração destaca que a primeira parte do Evangelho revela que o Senhor deseja que estejamos de pé. “Certamente, este estar de pé não é simplesmente estar fisicamente de pé. De fato, algumas pessoas não podem ficar de pé, mas nem por isso estão prostradas. Existe uma prostração que é ainda mais grave que a física, que é a prostração interior. De julgar-se ser incapaz de fazer algo por si e pelos outros”.

No fim de sua exortação, dom João Justino ressaltou que Jesus reencontra o homem e dá uma indicação muito importante: “Não voltes a pecar. De fato, o pecado pode ter consequências muito graves na nossa vida. E pode nos deixar paralisados. Não apenas fisicamente, mas interiormente. Sem o desejo de viver e ir adiante”.

O bispo coadjuntor de Montes Claros relembrou as perguntas de Jesus: “Queres ficar curado?”. Ela poderia também ser feita como Jesus fez a outros: “Que queres?”. Qual o nosso desejo? O que buscamos? E junto desta pergunta, também: o que estamos fazendo para alcançar esta mudança? Não podemos ficar na condição como estava aquele homem que reclamou, que se considerou sozinho e não manifestou ao Senhor o seu desejo de ser curado”, disse.