Cerca de 40 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma neste domingo, 6 de dezembro, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. A Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros, e concelebrada pelo padre Aureo Nogueira, reitor do Santuário, padres Wagner Douglas e Marco Antônio, vigários paroquiais, e pelo diácono Márcio Lopes.
A Crisma ou a Confirmação é um sacramento em que o fiel recebe, por meio da ação do bispo uma unção com o óleo do Santo Crisma. Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os crismados, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. O Sacramento da Crisma é a confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
Em sua homilia, dom João refletiu sobre as leituras do dia, lembrando o apóstolo Paulo dizendo que “pelo Batismo nós nos revestimos de Cristo, ganhamos uma veste nova”. “Esta imagem muito bonita, também, se a gente pensa, aquele sentimento de alegria e de uma vaidade sadia que cada um de nós experimenta quando coloca uma veste nova. Isto que, humanamente, é compreensível e experimentamos, o profeta toma como palavra de convite que, vestindo a veste que vem do Senhor, nós estamos em profunda sintonia com ele”, afirmou.
Direcionando sua fala aos crismados, o bispo disse que aquele era um dia muito especial, pois “o Senhor o fez para cada um, o dia da Crisma”. Dom João afirmou ainda que aquele era o dia que eles receberam, sacramentalmente, o dom do Espírito Santo. “Digo sacramentalmente, porque vocês já receberam, muitas vezes, o Espírito Santo no Batismo, na Eucaristia, no perdão dos pecados, nos momentos em que oraram pedindo ‘Vinde, Espírito Santo!'”, exclamou.
“Hoje estamos recebendo sacramentalmente, na visibilidade da unção que aponta para aquilo que não vemos, que é a ação e a unção do Espírito em nosso coração, para reviver aquela cena de Jesus que dá o dom do Espírito Santo aos seus discípulos. Jesus sabia muito bem que seus discípulos precisariam da presença do Espírito Santo em suas vidas”, falou o bispo.
Retomando sua reflexão sobre o apóstolo Paulo, que traduziu ao dizer “o Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza”, dom João disse que, para sermos discípulos de verdade, para superar todas as tentações que surgem nos fazendo desviar do caminho de Cristo, temos que deixar o Espírito Santo ir “amolecendo” nosso coração o tempo todo, no sentido de não deixá-lo virar um coração de pedra. “É isso que hoje estamos celebrando, sacramentalmente, o dom do Espírito Santo para reviver o que os discípulos viveram quando o receberam”, refletiu.
Ao final de sua homilia, dom João Justino disse aos crismados que Jesus, ressuscitado, ao encontrar com seus discípulos, Jesus diz, primeiramente, “a paz esteja convosco”. Depois ele repete uma segunda vez e sopra sobre eles dizendo “recebei o Espirito Santo” e, ainda, “como o pai me envio, assim também eu vos envio”.
“Caros crismados, com o Espírito Santo nós nos tornamos discípulos de Jesus. Ide e anunciai a boa nova”, concluiu.