Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEMINÁRIO PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS DA IGREJA DO BRASIL

Ouça o conteúdo

O Sistema Avançado de Formação – ANIMA PUC Minas promove nos dias  23 e 24 de outubro o “Seminário Preservação dos Bens Culturais da Igreja do Brasil”. O eventos acontece no Campus Coração Eucarístico, no auditório do prédio quatro, das 8h às 18h.  As inscrições podem ser feitas AQUI . 

A criação da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais na CNBB desse ano de 2017 representa os esforços da Igreja do Brasil em preservar os seus bens culturais e unir esforços para minorar os danos numa perspectiva da conservação preventiva.

As universidades são espaços de discussão, produção de conhecimento e inovação, criados para atender às demandas da sociedade, através do ensino, pesquisa e extensão. A Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, uma entidade da Igreja Católica, e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com seu curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, pioneira na graduação e pós-graduação nessa área do conhecimento, alinham-se aos esforços da Comissão Episcopal, juntamente com instituições públicas e privadas que preservam o patrimônio, para discutir as ações, os estudos e ampliar os esforços em prol desse patrimônio cultural pertencente a todos os brasileiros.

Objetivos

Criar um espaço de diálogo e conhecimento quanto à preservação dos bens culturais da Igreja;

Divulgar os estudos e pesquisas sobre o patrimônio eclesiástico;

Mobilizar os diversos profissionais e instituições quanto às especificidades que envolvem a preservação desses bens;

Estabelecer diretrizes para a atuação da comunidade acadêmica, eclesiástica, profissional e social envolvida na preservação dos bens culturais da Igreja.

Público Alvo

O público alvo do seminário envolveria toda a sociedade socialmente comprometida com a preservação dos bens culturais da Igreja além de professores, estudantes, padres, especialistas e empresários dedicados à preservação, conservação e restauração dos bens culturais.

Temas das mesas:

Educação patrimonial

Ações em conservação – conservação curativa, preventiva e restaurações.

Preservação de acervos paleontológicos, arqueológicos e etnológicos.

O papel da cultura na Igreja – estudos de apropriação do simbólico.

Cultura material e a religiosidade.

Turismo e patrimônio da Igreja.

Documentação de bens Culturais.

Informações: 3319- 4102  │ aurino.puc@gmail.com

*Divulgação:  ANIMA PUC Minas