História de fé, amor e devoção: lançamento do triênio em preparação às Bodas de Vinho de criação da Paróquia São Judas Tadeu

Padre André Lage de Alvarenga, Pároco e Reitor do Santuário, abrindo oficialmente o Triênio preparatório para as Bodas de Vinho

A história do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, é cheia de muito amor, fé, devoção e luta. Nasceu do fervor da fé, da simplicidade, humildade e do desejo de estar mais próximos de Deus sob a proteção de São Judas.

E, para chegarmos onde estamos hoje, várias pessoas fizeram parte dessa história.

Em 1929, quando José Cândido da Silveira, resolveu lotear uma parte de sua fazenda, transformando-a em Vila Silveira, ele doou 3 lotes para cada filho, mas, como não existia nenhuma igreja no bairro, resolveram construir uma igreja, que a princípio seria dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Mas, ao procurar o então bispo Dom Antônio dos Santos Cabral, o primeiro bispo de Belo Horizonte, ele disse que não seria possível, devido ao fato de já existir outra Igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Aconselhou escolher outro/a padroeiro/a. Foi então que o senhor José Cândido da Silveira, bateu o martelo: será dedicada a São Judas Tadeu e doou 5 lotes para a construção da igreja.

Durante algum tempo, as Missas eram celebradas em um pequeno palanque coberto de sapé somente aos domingos.
Com intuito despretensioso de se tornar um Santuário, em 1952, uma pequenina Capela dedicada a São Judas Tadeu, foi erguida com o apoio de fiéis e membros da Sociedade São Vicente de Paulo, tendo sua primeira Missa celebrada no dia 09 de março do mesmo ano.

Mas, como estava demorando muito para a sua criação da Paróquia, Noemi Carvalho Silveira Marques, seu marido José Carvalho Marques e seu pai José Cândido da Silveira, voltaram ao Palácio do Bispo, que para se tornar Paróquia precisaria construir uma casa paroquial. Então com a ajuda do senhor Orlando Carvalho Silveira, dos Vicentinos e fiéis, foi comprada uma casa, que hoje é a casa paroquial.

Dois anos depois, no dia 31 de dezembro de 1954, Dom Antônio dos Santos Cabral, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, elevou a pequena Capela para Paróquia. E, em 1958, no dia 28 de outubro, foi lançada a Pedra Fundamental do Santuário São Judas Tadeu.

No dia que comemoramos 70 anos da primeira Celebração Eucarística (09/03/22), no que se tornaria em 1958 o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, fomos agraciados com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Piedade e com a presença de Dom Geovane, que presidiu a Celebração Eucarística.

Também nessa Celebração Solene, nosso Pároco e Reitor, Padre André Lage de Alvarenga, fez o anúncio oficial da abertura do Triênio em preparação para as Bodas de Vinho em comemoração aos 70 anos de criação da Paróquia São Judas Tadeu.

Assista o vídeo

Texto na íntegra

Estimados paroquianos do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, peregrinos e peregrinas, devotos e devotas de São Judas Tadeu, saúde e paz!

Na alegria desta celebração, em que recebemos a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais, e os 70 anos da inauguração do salão capela dedicado ao nosso glorioso padroeiro, São Judas Tadeu, rendemos graças e louvores a Deus pelo caminho percorrido ao longo da história.  Na acolhida de peregrinos e peregrinas “este chão em que brotam as graças” é terra santa, marcada pela fé que move a vida do Povo de Deus.

Pela manifestação do Espírito Santo nos diversos sacramentos aqui realizados, pedimos que venha sobre nós, neste momento, em que visando a celebração da Septuagésima Festa do nosso padroeiro no ano de 2024, daremos início ao triênio preparatório, do qual proclamamos solenemente a abertura neste ano de 2022.

Vivendo a espiritualidade sinodal, convocada pelo Papa Francisco, na escuta atenta a todo o povo de Deus, vamos percorrer a estrada da participação, comunhão e missão. Como filhos e filhas muito amados que somos, batizados, queremos nos configurar a Cristo, seguindo o exemplo de São Judas Tadeu, servindo como discípulos e discípulas missionários, no anúncio profícuo da Palavra de Deus.

Inspirados pela Palavra, e motivados pela Sexagésima Festa, vamos ao longo destes três anos alicerçar nosso caminhar juntos, em três dimensões: discernir, meditar e exprimir a beleza da nossa fé pela Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Desta forma, convidamos a todos para se envolverem de maneira física e espiritualmente, buscando a alegria do Evangelho.

Ao comemorar as Bodas de Vinho, aludidas pelo Evangelista São João, inspiramos nas Bodas de Caná a realização deste triênio preparatório. Diante do primeiro sinal de Jesus “façamos tudo o que Ele disser” (Jo 2, 5b), acolhamos com alegria Sua presença em nosso meio no anúncio da Boa Nova, sendo Igreja da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

Para firmar este propósito, peçamos, a Maria, Senhora da Piedade, sua intercessão junto ao Seu Filho, Jesus, que caminhe conosco vencendo os desafios e labutas neste peregrinar diário.

Eu, Pe. André Lage de Alvarenga, na função de Pároco e Reitor deste Santuário Arquidiocesano, proclamo oficialmente aberto o Triênio em Preparação para a Septuagésima Festa em honra a São Judas Tadeu, a ser celebrada no ano de 2024, por ocasião dos 70 anos de criação da Paróquia São Judas Tadeu, hoje Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, evangelizando junto a amada Arquidiocese de Belo Horizonte.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Rogai por nós, São Judas Tadeu, glorioso patrono deste Santuário.

R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém