Iluminados pelo tema “Com Santa Rosa de Lima, fiéis na perseverança e esperançosos no amanhã”, entre os dias 20 e 22 de agosto, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu acolheu o “Tríduo em Preparação para a Grande Festa de Santa Rosa de Lima”, padroeira da América Latina, que foi celebrada no dia 23 de agosto.
O louvor e memória da vida de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, foram vivenciados com fervorosa e incessante oração durante todos os dias do “Tríduo em Preparação para a Grande Festa da Padroeira”. Apesar dos desafios do nosso tempo, nas transmissões online desses dias a reflexão foi enriquecida com a participação de membros da comunidade e profundas orações comunitárias.
No primeiro dia do Tríduo rezamos pelos enfermos, em especial pelas pessoas atingidas pelo Covid19, e por todas as famílias enlutadas. No segundo, lembramos todos os idosos, sobretudo os que vivem solitários, sofrem enfermidades e o descaso de familiares. Na terceira noite de meditação, pedimos pelos povos tradicionais, indígenas e quilombolas, que sofrem na pandemia com o descaso das autoridades e desrespeito a suas culturas; e também fizemos a “Memória da Dedicação do Templo da Comunidade de Santa Rosa de Lima.”
No dia 23, uma Celebração Eucarística solene marcou as festividades do dia da Padroeira da América Latina. Ao final da celebração, a expressão da fé e devoção em Santa Rosa de Lima percorreu em veículos as ruas dos bairros da Graça e Nova Floresta, com a imagem da Santa, que abençoou fiéis e membros da comunidade.
Que o testemunho de vida de Santa Rosa de Lima – dedicada à escuta da voz de Deus e ao serviço dos mais pobres, enfermos e excluídos – nos anime e nos inspire na caminhada. Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, rogai por nós!