O Coral Jovem São Judas Tadeu, prestes a realizar sua estreia no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no próximo dia 26/12, na Celebração Eucarística, às 18h, tem o início da sua história com a sensibilidade do músico Wallace Moura, que a pedido do então Reitor, na época Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira, incentivasse a caminhada cristã dos jovens por meio da música.
O atual Pároco e Reitor, Pe. André Lage Alvarenga cuidou de acolher a semente, que começou a germinar em março deste ano. Mesmo com as dificuldades de isolamento social, as barreiras do distanciamento foram vencidas por meio de vídeos-conferências e encontros virtuais. As aulas aconteciam todas as quartas-feiras, recheadas de teoria musical, técnica vocal e palestras com músicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convidados a darem dicas de aperfeiçoamento aos jovens iniciantes.
Em agosto, começaram os ensaios presenciais. E, em setembro, a primavera trouxe a musicista e multi-instrumentista Iná Duarte, que agregou-se ao Coral, com a missão de fazer a preparação vocal do grupo, sob a regência de Wallace Moura.
O grupo conta com integrantes de várias idades, talentos e sonhos, como o de Giuliane Paula que aos 14 anos de idade almeja ser cantora e viu no coral uma oportunidade de desenvolver seu dom e alcançar seu objetivo. Outros são mais experientes, como Gabriel Carmo, de 25, que já canta em coral há 10 anos, integra o Coro Madrigale e é apaixonado por música. Já estudou canto erudito por dois anos na UFMG e foi convidado a participar do Coral Jovem, auxiliando nas práticas musicais.
Segundo Wallace Moura, o Coral é muito mais que um grupo de canto. Ele faz parte da Pastoral da Música do Santuário e está a serviço da Liturgia, sendo importante ressaltar sua visão eclesial de Igreja. Como não basta só gostar de música, é preciso se preparar bem e com antecedência antes de cada apresentação. Os jovens têm que aprender sempre novas técnicas, praticar, aperfeiçoar e ensaiar muito. É um trabalho demorado, mas feito com muito carinho, entusiasmo e dedicação. É quase o trabalho de um lapidário, é arte a serviço do bem e da beleza.
A primeira exibição do Coral Jovem São Judas Tadeu, abrilhantará as festividades natalinas durante a Celebração da Santa Missa das 18h do dia 26 deste mês. Todos estão convidados a apreciarem com exclusividade, a primeira de muitas apresentações que serão realizadas.
Quem quiser participar do Coral Jovem São Judas Tadeu, pode se inscrever a partir de janeiro.
Saiba mais:
Wallace Moura
Com vasta experiência no mundo da música, teve sua iniciação musical no Coral Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Barbacena e depois em vários outros Corais. Graduado em música pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), podemos ressaltar na sua trajetória, sua passagem como professor de Teclado no Conservatório Municipal “Heitor Villa-Lobos, entre o período de 2009 a 2015. Atualmente é bacharelando em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde junho e atua como organista do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, desde setembro de 2020, e professor particular de piano e preparatório para vestibular de música da UFMG.
Iná Duarte
Cantora de música erudita, multi-instrumentista e professora de música na Escola de Música Cavalliere, aos 6 anos de idade já demonstrou sua aptidão musical, executando num piano Ave Maria de Schubert, e, quando jovem tocou na Orquestra Jovem do Palácio das Artes. Além de professora de música, hoje ela integra o Coral Jovem São Judas Tadeu ensinando técnicas vocais aos jovens.
Assista a uma “palhinha” do que será apresentado na Celebração: