O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu recebeu entre os dias 3 e 5 de março, a visita pastoral do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom João Justino.
O presbítero explicou de modo bem simples que a visita pastoral é a presença do bispo mais prolongada na paróquia, no máximo três dias. Dom João Justino, além de presidir as Celebrações, teve encontro com diversos grupos.
Na sexta-feira (3), dom João Justino teve um encontro com as Sacramentinas de Bérgamo, congregação que está ao serviço do Santuário. Visitou o Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu (CEOS), o Colégio São Miguel Arcanjo e a Escola Estadual Sarah Kubitschek. Durante a visita ao Colégio, o bispo auxiliar se encontrou com os religiosos Escolápios, o pe. Jesus Guergue, presidente da comunidade, e os seminaristas. No decorrer da conversa, a integração da Ordem com os leigos foi um tema muito abordado. Já na Escola Sarah Kubitschek, o diretor Ricardo Cardoso ressaltou as vantagens de conduzir uma escola pequena e o envolvimento com as famílias do Bairro da Graça. “Nós somos uma família, tem a estrutura de uma casa”, disse Cardoso.
Para os funcionários do Santuário, o bispo auxiliar destacou que mesmo em diferentes funções o objetivo é o mesmo: acolher bem as pessoas para que elas cresçam na fé. “Aqui as relações devem ser cultivadas pela fraternidade, parceria e colaboração. Não é só ser funcionário, mas fazer parte”. Ele também destacou que o serviço será mais qualificado quando cada um se tornar ouvinte da Palavra de Deus. Finalmente, dom João Justino lembrou a importância de agradecermos uns aos outros. “Nós estamos aqui como pessoas, agradecer significa reconhecer o lado pessoal. Cada funcionário tem um nome, uma história”, disse.
No sábado à tarde, dom João Justino se encontrou, durante a catequese batismal, com os jovens casais que vão batizar seus filhos e com aqueles que estão assumindo a missão de padrinhos. O último compromisso do dia foi com os membros da Escola de Formação de Catequistas, do Conselho Pastoral Paroquial e das Pastorais, no CEOS.
No domingo (5), o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom João Justino, presidiu a Celebração com as crianças e suas famílias, visitou alguns doentes e idosos da comunidade e encerrou a visita pastoral com a participação dos devotos e paroquianos na Santa Missa, às 18 horas.
Em sua homilia, dom João Justino agradeceu a todos e destacou que a convivência nesses três dias o deu a oportunidade de conhecer melhor a realidade do Santuário. “Tive a chance de perceber a vitalidade da missão que aqui se desenvolve neste tempo sob a coordenação do Pe. Aureo”. O sacerdote lembrou o tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando. “A quaresma chama a cada um de nós a olhar para o próprio coração e preparar a Páscoa do Senhor, a Páscoa anual que celebraremos. Dom João Justino falou também da origem da Quaresma, já que ela está ligada ao Batismo.
Sobre o Evangelho do dia, o bispo coadjuntor de Montes Claros falou sobre as tentações que Jesus sofreu. “ Ora, se aos homens o diabo tenta propondo que sejam como Deus, o diabo tenta Jesus para que Ele não leve a sério Sua encarnação, o seu esvaziamento”. Dom João Justino explica que Jesus escolheu outro caminho, Ele abraçou a cruz, a morte – a experiência mais difícil para o ser humano. “Jesus nos mostra que se quisermos manter as nossas vidas na direção da comunhão com Deus é preciso que nos alimentemos sempre da Palavra que vai iluminar as nossas vidas, como luz para os nossos passos e lâmpada para os nossos corações e as nossas decisões.