Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

DOM JOÃO JUSTINO CONCLUI SUAS VISITAS PASTORAIS NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu recebeu entre os dias 3 e 5 de março, a visita pastoral do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom João Justino.

O presbítero explicou de modo bem simples que a visita pastoral é a presença do bispo mais prolongada na paróquia, no máximo três dias. Dom João Justino, além de presidir as Celebrações, teve  encontro com diversos grupos.

Membros da Ordem Religiosa das Escolas Pias Padres Escolápios

Na sexta-feira (3), dom João Justino teve um encontro com as Sacramentinas de Bérgamo, congregação que está ao serviço do Santuário. Visitou o Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu (CEOS), o Colégio São Miguel Arcanjo e a Escola Estadual Sarah Kubitschek. Durante a visita ao Colégio, o bispo auxiliar se encontrou com os religiosos Escolápios, o pe. Jesus Guergue, presidente da comunidade, e os seminaristas. No decorrer da conversa, a integração da Ordem com os leigos foi um tema muito abordado. Já na Escola Sarah Kubitschek, o diretor Ricardo Cardoso ressaltou as vantagens de conduzir uma escola pequena e o envolvimento com as famílias do Bairro da Graça. “Nós somos uma família, tem a estrutura de uma casa”, disse Cardoso.

Para os funcionários do Santuário, o bispo auxiliar destacou que mesmo em diferentes funções o objetivo é o mesmo: acolher bem as pessoas para que elas cresçam na fé. “Aqui as relações devem ser cultivadas pela fraternidade, parceria e colaboração. Não é só ser funcionário, mas fazer parte”. Ele também destacou que o serviço será mais qualificado quando cada um se tornar ouvinte da Palavra de Deus. Finalmente, dom João Justino lembrou a importância de agradecermos uns aos outros. “Nós estamos aqui como pessoas, agradecer significa reconhecer o lado pessoal. Cada funcionário tem um nome, uma história”, disse.

No sábado à tarde, dom João Justino se encontrou, durante a catequese batismal, com os jovens casais que vão batizar seus filhos e com aqueles que estão assumindo a missão de padrinhos. O último compromisso do dia foi com os membros da Escola de Formação de Catequistas, do Conselho Pastoral Paroquial e das Pastorais, no CEOS.

Encontro com o Conselho Pastoral Paroquial

No domingo (5), o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom João Justino,  presidiu a Celebração com as crianças e suas famílias, visitou alguns doentes e idosos da comunidade e encerrou a visita pastoral com a participação dos devotos e paroquianos na Santa Missa, às 18 horas.

Em sua homilia, dom João Justino agradeceu a todos e destacou que a convivência nesses três dias o deu a oportunidade de conhecer melhor a realidade do Santuário. “Tive a chance de perceber a vitalidade da missão que aqui se desenvolve neste tempo sob a coordenação do Pe. Aureo”. O sacerdote lembrou o tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando. “A quaresma chama a cada um de nós a olhar para o próprio coração e preparar a Páscoa do Senhor, a Páscoa anual que celebraremos. Dom João Justino falou também da origem da Quaresma, já que ela está ligada ao Batismo.

Sobre o Evangelho do dia, o bispo coadjuntor de Montes Claros falou sobre as tentações que Jesus sofreu. “ Ora, se aos homens o diabo tenta propondo que sejam como Deus, o diabo tenta Jesus para que Ele não leve a sério Sua encarnação, o seu esvaziamento”.  Dom João Justino explica que Jesus escolheu outro caminho, Ele abraçou a cruz, a morte – a experiência mais difícil para o ser humano. “Jesus nos mostra que se quisermos manter as nossas vidas na direção da comunhão com Deus é preciso que nos alimentemos sempre da Palavra que vai iluminar as nossas vidas, como luz para os nossos passos e lâmpada para os nossos corações e as nossas decisões.