Santuário Arquidiocesano

Domingo
Você está em:

Dízimo: Gratidão, fé e encontro com Deus

O dízimo é sinal de gratidão. Um convite à generosidade, à fraternidade e à solidariedade. Na generosidade da oferta, assume-se o compromisso com o Reino de Deus, que precisa ser anunciado em todos os lugares e a todas as pessoas. “A contribuição com o dízimo nasce de uma decisão pessoal que exprime a pertença afetiva à Igreja vivida em uma comunidade concreta” (CNBB, doc 106, nº 9).

O dízimo apresenta três dimensões: a Religiosa e Eclesial –  comunidade é lugar de fé, em que o sentido comunitário realiza e reforça a dimensão pessoal de cada cristão. Para o dizimista, a comunidade é a extensão da sua casa. Com gratidão ele contribui para o sustento de suas estruturas; a dimensão Missionária – a comunidade cristã é lugar de compromisso. Ela “anuncia Jesus Cristo e acolhe novos membros que, pelo Batismo, se tornam discípulos do Senhor” (CNBB, doc 100, pág. 49). A comunidade, portanto, é por sua natureza missionária, responsável pelo testemunho e pelo anúncio da Boa Notícia, pela Evangelização. O dizimista dá testemunho de fé e com seu dízimo contribui para a organização de momentos formativos, promoção da catequese, impulsiona o sustento das pastorais e a capacitação dos ministros ordenados, leigos e leigas.

Já a terceira dimensão é a Caritativa – a comunidade é lugar da partilha de bens e de dons. Trata-se da manifestação autêntica da fé dos cristãos. A caridade para com os pobres é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja. O dizimista é solidário. “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).  Com o dízimo, a Igreja investe nas ações sociais e projetos de transformação e promoção humana.

Parte dos recursos do dízimo é destinado ao Fundo de Solidariedade Arquidiocesano que viabiliza vários projetos, a exemplo do auxílio a comunidades de fé em realidades pobres das ações solidárias.

No Santuário São Judas Tadeu, seu dízimo viabiliza alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Café com Afeto, Almoço com Afeto, Movimento Amor e das Obras Sociais São Judas Tadeu.

Seja um dizimista! Clique aqui.