Neste domingo, dia 13 de maio, a Igreja Católica celebra o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32) foi o tema escolhido neste ano para mensagem divulgada pelo Papa Francisco, em 24 de janeiro. O Pontífice refletiu no comunicado sobre as “Fake News – notícias falsas – e o jornalismo de paz”.
“No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão”, afirmou Francisco. De acordo com o Papa, as fake News são informações mentirosas que “visam influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos”, por isso, devem ser objeto de discussão e debate. O antídoto para essa falsidade são as próprias pessoas: “o homem descobre sempre mais a verdade, quando a experimenta em si mesmo como fidelidade e fiabilidade de quem o ama. Só isto liberta o homem: A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32).
Para alcançar o jornalismo de paz, Francisco direcionou sua mensagem aos jornalistas. Para o Papa esses profissionais são “guardiões das notícias” e desempenham além de um ofício, uma missão.