Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Descanse em paz, dom Sebastião Roque

Ouça o conteúdo

O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares, o clero e todos os evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte se unem aos familiares e amigos de dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, neste momento de dolorosa despedida. Dom Sebastião Roque faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de março, aos 90 anos. Uma vida dedicada ao Povo de Deus, à evangelização.

Após tornar-se bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 2004, por completar o limite de idade estabelecido no direito canônico – 75 anos -, dom Roque passou a residir e a evangelizar no interior de Minas Gerais, em Itapecirica, sua cidade Natal. Lá, era carinhosamente chamado pelo povo de “dom Zicó”.

O arcebispo dom Walmor, em missão no Estado de Roraima, ao expressar a sua gratidão a Deus pela vida de dom Sebastião Roque, cita importante passagem do Livro de Isaías: “‘No silêncio e na esperança estará a sua força (Is 30,15)’. Eis passagem que bem traduz o caminho missionário de dom Roque que, com a sua vida, ensinou a importância da busca por Deus, no itinerário do silêncio e da oração, e, a partir deste encontro com o Sagrado, a viver com alegria, movido pela fonte infinita de esperança”.

O velório de dom Roque será na Paróquia Sagrada Família, a partir das 13h, com Missa às 15h. Endereço: Rua Costa Monteiro, 767 – Tel: 3461-1079.

O corpo seguirá às 19h para Itapecirica (MG), às 19h.

Dom Sebastião Roque: vida e missão

Nascido no dia 9 de outubro de 1929, em Itapecerica (MG), filho de Cesário Mendes de Cerqueira e Maria Raymunda Rabello Mendes, dom Roque ingressou no Seminário Menor de Belo Horizonte em 1942, onde estudou Teologia e Filosofia. Pelas mãos de dom Antônio dos Santos Cabral foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1954, na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta. Na mesma paróquia foi vigário cooperador em 1955 e 1956.De 1956 a 1960 foi diretor espiritual da Juventude Estudantil Feminina. Até 1969 exerceu também as funções de capelão do Corpo de Bombeiros, do Sanatório de Belo Horizonte e do Colégio Santa Maria Minas, além de pároco da Igreja Sagrada Família.

Em 1969 foi para Roma, onde formou-se em Teologia e Pastoral pela Universidade Pontifícia Lateranense. Em 1971 foi para Jerusalém, onde estudou a Sagrada Escritura. Voltou ao Brasil em 1972, assumindo a Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, deixando o cargo com a sua nomeação episcopal, em 14 de agosto de 1985, assumindo o governo da Diocese de Leopoldina, MG. Foi responsável pelo Setor Ministérios e Vocações do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período de 1987 a 1989. Em 6 de junho de 1989 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No dia 15 de dezembro de 2004, o Papa João Paulo II aceitou o pedido de renúncia de dom Roque, por motivo de idade. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem apresentar pedido de renúncia do ofício à Santa Sé quando completam 75 anos de idade. Dom Roque  havia celebrado 75 anos em 9 de outubro de 2004.

 

Fonte: Assessoria da Arquidiocese de BH